domingo, dezembro 22, 2024
Beleza

Creme, loção, sérum, óleo – Quais são as diferenças?

Hidratar a pele diariamente é um dos importantes passos para mantê-la saudável e bonita.  O mercado da beleza cresce a cada dia e oferece uma variedade enorme de produtos: Loção, creme, sérum, gel, óleo – Quais são as diferenças entre eles?

Uma rotina de beleza precisa de um bom hidratante. Porém, hoje em dia, com o avanço da tecnologia e das pesquisas, temos uma gama enorme de texturas e composições que auxiliam nos cuidados da pele.

Publicidade

Vamos descrever as diferenças entre as loções, cremes, séruns, géis e óleos, indicando qual, ou quais deles se adequam melhor a cada tipo de pele.

poko skincare iexrtpiWLEw unsplash
Cuidados com a pele: Loção, creme, hidratante, sérum – Photo by Poko Skincare on Unsplash
A importância de hidratar a pele

O cuidado com a pele no dia a dia é muito importante, pois precisamos proteger a derme contra os efeitos negativos do ambiente para evitar o seu envelhecimento precoce.

Publicidade

Além de proteger a pele contra os efeitos do sol, utilizando sempre protetores solares, implementar uma rotina diária de cuidados trará resultados positivos, ao longo do tempo.

Dependendo do tipo de pele, pode haver produtos mais específicos indicados. Por exemplo, para peles mais oleosas, utiliza-se produtos mais leves e suaves como géis e séruns. Da mesma forma, podemos utilizar produtos que proporcionem hidratação mais profunda, como os cremes, nos casos de peles mais secas.

Vamos descrever abaixo os termos utilizados e suas principais indicações.

Creme

O creme é o mais comum e conhecido produto para a pele.

Publicidade

Ele possui textura mais densa, concentrada e firme, contendo ativos nutritivos, óleos e água.

Indicada para quem possui pele normal ou mais seca, proporciona hidratação e brilho.

Para a pele mista e oleosa, devido à sua densidade, o creme pode causar saturação e obstruir os poros. O mais indicado, nesses casos, é a utilização de versões especificas para esses tipos de pele, que possuam ação anti-oleosidade e textura matificante.

Loção

A loção tem uma textura mais líquida e leve do que o creme.

Ela é indicada para todo tipo de pele, proporcionando hidratação, possuindo uma absorção mais rápida e deixando a pele menos pegajosa.

Ela é indicada para dias mais quentes, por serem mais leves e ajudarem a manter a umidade natural da pele.

Sérum

A palavra sérum é de origem francesa e significa soro. Desse modo, pode-se verificar a textura leve e fluida desse tipo de produto, em alguns casos, levemente gelificados, mais leve, de alta absorção e fácil aplicação.

O sérum é ideal para a pele oleosa, pois sua textura líquida penetra rapidamente na pele, sem deixar um aspecto pegajoso, com acabamento leve.

Existem inúmeros produtos, principalmente para tratamentos anti-idade, que utilizam a forma do sérum, concentrando ativos dermatológicos, tais como vitamina C e ácido hialurônico em sua composição, penetrado nas camadas profundas da pele.

Gel

O gel possui textura mais leve e suave, proporcionando uma sensação de frescor imediato.

É ideal para peles sensíveis ou oleosas, pois são livres de óleos, o que faz com que a pele não pareça engordurada.

Possui rápida absorção, com um toque seco após a aplicação.

O gel não é indicado para quem a pele muito seca.

Óleo

Indicados para a pele seca, os óleos possuem textura espessa e devido à sua densidade e sua absorção acontece de forma lenta.

Eles evitam a perda de água, suavizando e proporcionando maciez à pele.

O óleo facial atua na hidratação, selando os nutrientes e a umidade da pele, fortalecendo sua barreira protetora, o que evita que a água evapore em excesso.

A hidratação é uma etapa essencial da rotina para cuidar de qualquer tipo de pele.

Procurar conhecer as composições e os benefícios de um bom hidratante facial ajudará na manutenção de uma pele bonita, saudável e macia.

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *