quarta-feira, fevereiro 5, 2025
Saúde

Nutrição – 4 Dicas para melhorar seus hábitos alimentares

Preste atenção em cada garfada, você pode transformar seu corpo.

Nunca é tarde para começar a melhorar seus hábitos alimentares. Cada um de nós tem uma rotina e, de um modo geral, nossa alimentação apenas se encaixa na correria do dia a dia.

Publicidade

Consumir refeições balanceadas diariamente, com raras exceções, parece algo quase impossível de se alcançar, seja pela dificuldade ao acesso a por parte da população ou pelos hábitos alimentares nocivos que adquirimos ao longo dos anos.

Toda pessoa que já tentou uma mudança nesse sentido sabe como é difícil manter a força de vontade e o foco, após certo tempo. Na teoria, fazemos planos e sabemos o que deveríamos consumir – ou deixar de consumir, mas na prática, nem sempre temos êxito em completar essa jornada.

Publicidade

Veja 5 Dicas para melhorar seus hábitos alimentares e dar um pontapé inicial e definitivo para sua mudança de vida.

monika grabkowska pCxJvSeSB5A unsplash
Dicas para melhorar seus hábitos alimentares – Photo by Monika Grabkowska on Unsplash

1. Comece aos poucos

A partir da tomada de consciência e da vontade de melhorar nossos hábitos alimentares, a tendencia é de cortar tudo o que não traz benefícios e mudar radicalmente os tipos de alimentos consumidos. Isso pode funcionar e algumas pessoas têm êxito e conseguem transformar seus hábitos. Porém, a maior parte das pessoas, não consegue manter essa mudança radical por muito tempo e voltam a seus antigos hábitos.

Um passo por vez, mudando um hábito por vez, retirando um item que se deseja mudar da alimentação, é uma forma de alterá-lo definitivamente. Por exemplo:

– Não use açúcar para adoçar bebidas; faça a substituição por adoçante ou passe a consumir bebidas sem açúcar.  

Publicidade

– Passe a tomar mais água; tenha uma garrafa de água sempre por perto.

– Ao invés de um doce, introduza uma fruta como lanche entre as refeições.

Aos poucos, vamos alterando nossos hábitos em definitivo e passamos a adotar um novo normal.

2. Tenha consciência do que está consumindo

Quando fazemos nossas refeições ou consumimos algum alimento, não costumamos pensar em seus nutrientes e benefícios ou malefícios.

Olhe para as opções do cardápio e tente mentalizar o que cada alimento representa e quais consequências trazem para o funcionamento do seu corpo.

Esse exercício mental nos ajuda a analisar, pelo menos por um instante, antes de colocar a comida no prato, os ingredientes e o que nos beneficia ou não. Isso também nos ajuda a observar o tamanho das porções que ingerimos.

Consumir ingredientes de qualidade refletem na saúde do nosso organismo. Pesquise e saiba o que os nutrientes trazem como benefício. Desenvolver essa consciência nos empodera e faz com que tenhamos controle mental sobre o que consumimos.

3 . Coma devagar e aprecie cada garfada

Preste atenção à sua volta. Em casa, em restaurantes, cada um tem sua forma de comer e também sua própria velocidade.

Comer rápido faz com que não apreciemos os sabores e texturas da nossa alimentação e dificulta a digestão. Se você come rápido, tente mastigar um pouco mais o alimento e tente prestar atenção à sua respiração entre uma garfada e outra.

Às vezes, nossa própria rotina nos obriga a fazer as refeições com rapidez. Mesmo nesses momentos, tente sentir o sabor dos ingredientes e apreciar a refeição.

Na hora do almoço, se for a restaurante, a dica é comer com calma até ficar satisfeito, pedir para embrulhar o que sobrou e levar para casa. Se você consome marmita, tente colocar o que costuma comer em dois recipientes ao invés de um e coma devagar, sempre apreciando a comida. Com o tempo, até mesmo suas porções acabam diminuindo.

4. Pense nos benefícios a longo prazo

Outra coisa que não costumamos fazer é pensar a longo prazo. O acúmulo do que consumimos vai, com certeza, se refletir em nosso futuro.

Cada faixa etária tem suas necessidades nutricionais e é muito importante que tenhamos consciência sobre a importância de consumir nutrientes certos para manter a saúde e equilíbrio físico e mental de nosso corpo.

Procure um nutricionista e faça exames de saúde para checar suas próprias necessidades. Um profissional pode mostrar e orientar como um conjunto de alimentos pode beneficiar sua saúde e apontar substituições, de acordo com sua rotina. Falar sobre seus hábitos alimentares com um especialista pode abrir novos horizontes e mudar seu jeito de encarar sua rotina.

Talvez o sacrifício seja intenso no início da jornada da mudança dos hábitos alimentares, porém esses novos hábitos irão trazer benefícios, assim como inúmeras consequências favoráveis, podendo até mesmo evitar algumas doenças.

Lembre-se do mais importante: Nunca é tarde para começar!

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *