HIIT o que é – Veja 10 benefícios do treino
HIIT é a sigla de High-Intensity Interval Training (Treinamento Intervalado de Alta Intensidade).
Quer ficar em forma, mais saudável e perder peso? Veja como o treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) pode ajudar a melhorar sua forma física e sua saúde.
O treinamento intervalado de alta intensidade – HIIT, incorpora um treino eficaz em cerca da metade do tempo normal.
O HIIT pode ser realizado em cerca de 30 minutos e é considerado um treino completo, que combina a parte aeróbica e resistência, com intensidade vigorosa.
Índice
Veja 10 benefícios do treino HIIT
HIIT é um tipo de exercício de treinamento intervalado e tornou-se uma das principais tendências de condicionamento físico, por encaixar-se perfeitamente na rotina corrida de muitas pessoas.
Ficar em forma é crucial para o cuidado geral da saúde e para manter os músculos fortes. O HIIT ajuda a reduzir a gordura interna que envolve seus órgãos, melhorando sua capacidade de funcionar adequadamente.
Além disso, estimula o sistema cardiorrespiratório, que mantém o sangue bombeando com eficiência para abastecer seus órgãos com oxigênio.
O treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) é um método de exercício que envolve rajadas curtas e rápidas de exercícios, intercalados com períodos de descanso. Tem sido elogiado por seus inúmeros benefícios à saúde e pode ajudá-lo a entrar em forma rapidamente.
1. O HIIT melhora sua resistência
O HIIT funciona com base no princípio da adaptação, onde o corpo se adapta à tensão a que é submetido para melhorar sua capacidade de lidar com a situação.
Ao impulsionar o corpo para a zona anaeróbica, onde o coração atinge 80-90% de sua taxa máxima, o coração, os pulmões e os músculos aprenderão a se adaptar ao desafio.
O corpo passa a perceber que os exercícios se tornam mais fáceis e será capaz de manter a velocidade e o esforço durante outras formas de exercícios rigorosos.
2. Aumenta sua força
O HIIT, comprovadamente, mantém os músculos do corpo, treinando-os para se recuperar durante o curto período de descanso.
Isso ajuda a aumentar a força, que vai continuar se mantendo, com a continuação dos treinos HIIT.
3. Você vai queimar muita gordura com o HIIT
O HIIT é conhecido por queimar muitas calorias e gordura. Na verdade, ele supostamente queima 13 calorias por minuto, forçando o corpo a atender às demandas da frequência cardíaca máxima.
Optar por esse tipo de treino é ótimo para quem busca perder gordura, mas deve ser balanceado com uma alimentação saudável, que forneça calorias e combustível suficientes para a demanda.
4. Seu corpo vai continuar queimando gordura após o treino
O HIIT não apenas queima muitas calorias durante o exercício em si, mas também aumenta a taxa metabólica de repouso de uma pessoa.
Isso significa que o corpo continuará a queimar calorias após o término do treino.
5. O HIIT mantém seu coração saudável
A doença arterial coronariana estável é frequentemente descrita como o entupimento das artérias que pode levar a ataques cardíacos. Uma dieta saudável e exercícios são essenciais para prevenir esse acúmulo de placa.
Estudos mostram que o HIIT pode melhorar a saúde do coração e ajudar a prevenir, ou mesmo reverter, os sintomas da doença arterial coronariana estável.
6. O HIIT nos mantém jovens
O hormônio do crescimento humano, HGH, é produzido pelo corpo durante a infância e adolescência para ajudar uma pessoa a crescer e se desenvolver na idade adulta.
Durante o HIIT, a produção do hormônio é estimulada, o que por sua vez aumenta o crescimento de cabelos e unhas.
Portanto, o HIIT não apenas ajudará a mantê-lo em forma, mas também ajudará a manter uma aparência jovem.
7. O HIIT é rápido e alivia o estresse
Por acabar rapidamente (uma vantagem definitiva para quem não gosta de exercícios aeróbicos), o HIIT pode ser incorporado a uma agenda lotada.
Além disso, requer atenção e concentração para manter os níveis de alta intensidade.
Isso distrai o cérebro do estresse e das preocupações da vida cotidiana, ajudando a mente a relaxar.
8. Pode ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue
Uma pesquisa realizada na Dinamarca demonstrou que pessoas com diabetes tipo 2 tinham níveis de açúcar no sangue melhor controlados após 12 semanas de HIIT.
Para as pessoas que têm diabetes, isso pode fazer uma grande diferença em suas vidas, ajudando-as a manter seus níveis de açúcar no sangue em um nível saudável.
9. Alivia a rigidez muscular
Um estudo recente na Polônia sobre pacientes com doença de Parkinson constatou que, após oito semanas de prática de HIIT, os músculos dos participantes estavam menos rígidos.
Isso indica que o HIIT pode aliviar a sensação de rigidez que muitas pessoas sentem pela manhã ou após longos períodos sentados ou em pé.
10. O HIIT pode ser praticado em qualquer lugar
Os treinos HIIT não requerem muito espaço, sendo ideais para serem praticacados em casa.
Não necessita de equipamento adicional, usando-se o peso corporal como a principal forma de resistência.
O HIIT pode ser integrado a vários formatos de exercícios, como corrida ao ar livre ou em esteira, dança, climbers e outros.
Pratique HIIT com segurança
Os exercícios HIIT devem ser adaptados ao nível de condicionamento físico e às condições médicas do indivíduo.
Apesar de seguro para pessoas de idades e condições médicas diferentes, se você sofre com algum tipo de lesão, sempre consulte um especialista antes de iniciar o HIIT.
Devido à maior intensidade alcançada com o HIIT, pessoas sem condicionamento físico regular, que se recuperam de lesões, idosas ou com problemas de saúde devem ser acompanhadas e monitoradas de perto por um médico e um educador físico.