domingo, dezembro 22, 2024
Entretenimento

Ninguém sai vivo – final do filme explicado

Lançado na Netflix em 2021, Ninguém sai vivo é um filme de terror dirigido por Santiago Menghini. O filme é uma adaptação do livro de Adam Nevill e é estrelado por Cristina Rodlo.

A trama envolve a personagem Ambar, uma imigrante ilegal que tenta sua sorte em Cleveland, Ohio e que, com pouco dinheiro, acaba buscando morada em uma pensão sombria e cheia de segredos macabros.

Publicidade

O que acontece no final da trama? Como explicar o término bizarro do filme? Ficou com dúvidas? Veja abaixo as explicações.

Aviso: Contém spoilers!

Publicidade
Ninguem sai Vivo Terror Netflix Poster
Ninguém Sai Vivo – Foto: Netflix

Sinopse – Ninguém sai vivo

Ambar chega ilegalmente aos Estados Unidos, presume-se que transportada dentro de um contêiner de caminhão e já em Cleveland, Ohio, onde vai trabalhar em uma fábrica de confecção. Ela vai para os Estados Unidos depois de passar muito tempo cuidando de sua mãe doente no México, até a sua morte.

Sem possuir documento de identidade, não consegue sequer hospedar-se em hotéis, então encontra uma pensão barata para onde se muda. O dono do local, antigo e de aspecto macabro, é Red, que tem um irmão assustador, Becker.

Logo, Ambar passa a escutar e enxergar vultos pela casa.

Publicidade

Começo difícil

Ambar tem um tio estabelecido nos Estados Unidos, que a indica para um trabalho, acreditando que ela tem documentos legais. Podemos sentir a agonia de Ambar, perdendo todo seu dinheiro ao ser enganada por uma colega de trabalho, de quem tentava comprar uma identidade falsa.

Ela passa a ter visões de sua mãe, da época em que estava hospitalizada e, nessas visões, vemos a mesma caixa mostrada no início do filme, de onde uma criatura começa a sair, vagarosamente. As visões não mostram a criatura; somente a vislumbramos completamente nas cenas finais do filme.

O que aconteceu com Freja

Freja é a outra jovem que está morando na pensão assim que Ambar chega. Ela desaparece e Ambar percebe uma marca de mão na entrada do quarto da moça, assim como arranhões pelas paredes da casa. Provavelmete, Freja foi oferecida à criatura da caixa e podemos ver que a marca da mão foi feita com o mesmo pó esverdeado que Red usou para cobrir o corpo de Ambar, quando a preparava para ser oferecida também.

O escritório de Red

Quando Ambar entra no escritório que Red diz ser proibido, encontra vários objetos que indicam que os irmãos são filhos do Professor Arthur Welles, que aparece nas primeiras cenas do filme.

O filme se inicia mostrando o Professor Arthur Welles no Mexico, em 1963, em uma escavação que parece estar sendo realizada nas ruinas astecas.

Podemos ver uma caixa de pedra nessas ruinas e esqueletos decapitados junto a ela. A caixa é erguida e vemos o que parecem ser borboletas ou mariposas voando ao redor dela.

Há uma foto que mostra um casal, Arthur e Mary Welles, posando ao lado da caixa de pedra, quando esta foi retirada das ruinas.

Ambar encontra também, livros que fazem alusões a rituais primitivos de sacrifícios humanos.

Desespero

Depois de ter sido enganada por sua colega de trabalho Kinsi, Ambar perde seu emprego e passa por mais situações assustadoras, vendo mais vultos e situações violentas. Ela presencia fatos que ocorreram no passado da casa: uma jovem suplicando a Mary para que a deixe ir, mas que acabava morta. Depois, ficamos sabendo que a mãe dos irmãos, Mary, era obrigada a preparar jovens para que Arthur, o pai, as levasse para serem sacrificadas à criatura.

Desesperada com as crescentes visões que passa a ter, ela liga para seu tio Beto e implora para que ele a busque. Entretanto, ele está viajando e não consegue ajudá-la. Ela então, deixa a casa.

Após vagar pela cidade sem conseguir encontrar abrigo e ainda tendo visões de sua mãe e da caixa, ela liga para Red para pedir socorro e seu dinheiro do depósito de volta. Ele a encontra num café e a convence a voltar com ele para a casa, prometendo que lhe devolveria o dinheiro.

O retorno à casa

A partir daí, se desenrola a parte final, com o retorno de Ambar à casa. Ela logo percebe que fora enganada e que não havia dinheiro a lhe ser devolvido.

Ela descobre que Arthur, após retirar a caixa das ruínas no México, a levou para casa, enlouqueceu e matou a esposa.

Ambar se junta a Maria e Petra, duas inquilinas que chegaram depois dela, planejando escapar dos irmãos. Conversando com Petra, Ambar descobre que, assim como ela, as outras garotas estavam tendo visões com a caixa e a criatura e escutando vozes e choros de mulheres. Nessa noite, Ambar finalmente vê, enfileiradas, todas as mulheres sacrificadas e mortas por Arthur. Entre elas, estão Mary, Freja e a jovem que falava português, no início do filme, que se queixava sobre a casa numa conversa telefônica com seu irmão. Todos que são mortos pela criatura vagam pela casa, seus espíritos presos a ela.

Ambar, Maria e Petra são atacadas por Beck e Red, mas a campainha toca e vemos que é tio Beto, que veio buscar Ambar. Red tenta dispensá-lo mas Beto reconhece o casaco de Ambar e força sua entrada. Beto tenta libertar Ambar mas é espancado violentamente por Beck. Ambar se desespera.

Beck leva Maria para o porão e Ambar será a próxima. Nesse momento, Red começa a preparar Ambar, passando um pó verde em seu rosto, braços e pernas.

É aí que ela pergunta o que pretendem fazer com elas e Red dá sua explicação.

Sacrifício

Red conta que Beck estava doente e que os irmãos se mudaram para lá, que era a casa de seus pais. Lá, descobrem o que o pai fizera às jovens, sacrificando-as à criatura da caixa e obrigando a mãe deles a ajudá-lo, para depois matá-la também. Eles matam seu pai e Red diz que queria deixar o lugar mas que Beck, curado, assim como seu pai, passou a acreditar ter sido escolhido pela caixa, continuando a sacrificar jovens à criatura.

Ambar é levada para o porão para ser oferecida e vê ao longo do caminho, os espíritos de todas as mulheres mortas, inclusive Maria, que acabara de ser sacrificada à criatura.

Becker a amarra e a coloca no altar, na frente da caixa de pedra e a deixa lá. Ambar está aterrorizada, escutando a criatura aproximar-se. De repente, tio Beto aparece e a liberta. Eles fogem para uma sala e Ambar se vê novamente no hospital com sua mãe, que suplica para que ela fique com ela e não a deixe.

Na verdade, a fuga tinha sido uma ilusão e ela ainda está presa, com a criatura se aproximando, lentamente. Podemos vê-la pela primeira vez, uma criatura surreal, uma mistura de uma figura humana com uma arranha gigante, com braços, mãos, pernas e uma cabeça parecida com um rosto humano, que faz a decapitação das vítimas que são oferecidas e ela.

A criatura se posiciona para a decapitação, quando Ambar desperta de seu transe com sua mãe, dizendo que não ficaria mais com ela, afastando-a com violência. Isso faz a criatura recuar para dentro da caixa novamente.

Ambar se solta e vai enfrentar os irmãos. Ataca Red com uma espada antiga e ele cai. Ataca Beck mas ele revida, quebrando violentamente o pé de Ambar. Petra, que seria a próxima a ser sacrificada, tenta ajudar Ambar mas Beck a joga do último andar, matando-a.

Ambar consegue matar Beck, leva Red até o altar, prendendo-o e oferecendo-o à criatura. Ela assiste a criatura sair da caixa e decapitar Red.

O final – Ninguém sai vivo

Nas cenas finais, ela caminha com dificuldade e enxerga, numa das salas, o espirito de Red, que também fica preso à casa.

Ambar olha para suas mãos e as vê normais, sem ferimentos. Seu pé, que estava deformado, se regenera instantaneamente e podemos ver as veias de seu rosto pulsando, assim como pulsavam as veias de Beck, quando voltou do sacrifício de Maria.

Já prestes a alcançar a porta de saída da casa, ela pára e parece se dar conta de alguma coisa. Será que ela percebeu que a caixa oferece cura, depois que você sacrifica pessoas a ela? Ambar se curou depois de oferecer Red à criatura da caixa.

Ela para e olha para trás, como que percebendo tudo isso, o filme termina.

A criatura dá poderes a quem leva sacrifícios a ela. Será que Ambar continuará com os sacrifícios no lugar de Beck?

Qual a relação das mariposas com a caixa?

As mariposas aparecem em muitas cenas, sempre que Ambar tem visões com sua mãe e sempre que a criatura aparece.

Elas representam as vítimas sacrificadas à criatura.

Como a criatura funciona?

Parece que a criatura usa da memória afetiva nos momentos finais da pessoa sacrificada. Petra tinha visões com seu filho, Ambar com sua mãe. Ao enfrentar sua mãe e não aceitar o pedido dela, atacando-a, o monstro se retrai e a deixa ir.

Quando Ambar entra no escritório e escuta a gravação feita pelo Professor Arthur, ele diz que ao realizar um ritual de sacrifício, receberá uma benção em troca.

Assim, Ambar se coloca como sacerdotisa, ao sacrificar Red e recebeu cura em troca.

Pobre tio Beto

Tio Beto estava morto. Após ser espancado por Beck, ele aparece libertando Ambar do altar e tentando encontrar uma saída do porão, mas tudo fazia parte da visão de Ambar, assim como sua mãe. Tio Beto estava morto o tempo todo.

Por que Red era tão submisso a Beck

Red era submisso a seu irmão, tentava impedi-lo algumas vezes e diz a Ambar que gostaria de ajudá-la, mas que sentia muito e que não podia.

Ele chama atenção de Beck mas nunca se impõe. Red se sentia devedor da proteção que recebera do seu irmão perante o pai abusador.

Red diz que seu pai era abusivo e que Becker sempre cuidou dele e o protegeu do pai, mas que agora Becker estava doente e Red precisava cuidar dele.

Assista “Ninguém Sai Vivo” na Netflix.

Veja o trailer de “Ninguém Sai Vivo”:

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *