Moda Sustentável – o que é e por que é tão importante?
Moda sustentável é a maneira pela qual as marcas criam roupas que reduzem o impacto no meio ambiente e, ao mesmo tempo, se atentam às pessoas que trabalham para produzir essas roupas.
Simplificando, é a moda produzida de forma eticamente e ecologicamente correta.
O conceito pode parecer simples, porém, ser sustentável requer um comprometimento, tanto por parte de quem fabrica as roupas, quanto pela outra ponta, os consumidores.
Somos estimulados pela indústria da moda ao consumo acelerado de roupas e este processo tem deixado marcas de degradação no meio ambiente.
A moda sustentável ressalta a importância de se consumir produtos de maneira mais consciente.
Índice
Moda sustentável na prática
O fato de uma empresa fazer parte da moda sustentável pode significar o envolvimento de maiores despesas gerais, o que poderia implicar na redução de suas margens de lucro.
Por outro lado, para que a indústria se torne sustentável como um todo, os consumidores devem estar dispostos a pagar por isso, prestigiando as marcas sustentáveis, e ajudando a fazer a mudança ou deixar de comprar de marcas que não respeitam o meio ambiente.
Essa mudança parece estar começando a acontecer, à medida que os consumidores mais jovens e mais ecologicamente conscientes se tornam mais influentes na demografia do marketing.
Exemplos de moda sustentável
As marcas de moda podem dividir suas práticas sustentáveis em quatro áreas.
Moda Ética
A moda ética é uma postura moral que uma empresa adota para garantir que nenhum ser humano ou animal seja ferido devido às suas práticas de fabricação.
Abrange a produção, as condições de trabalho e as práticas de comércio Justo.
Moda Circular
Este é um desdobramento da economia circular e defende que todos os materiais e produtos da sociedade sejam usados e circulados entre as pessoas pelo maior tempo possível, de maneira ambientalmente segura, eficaz e justa.
A moda circular engloba práticas como a economia, a reciclagem, e o “upcycling” ou a reutilização criativa, que significa dar um novo e melhor destino a um material, sem degradar sua qualidade e sua composição.
Slow Fashion
O Slow fashion (moda “lenta”) é o completo oposto do Fast Fashion (moda “rápida”), adotando uma visão de longo prazo e considerando todo o ciclo de vida do produto.
Significa compartilhar ou alugar roupas, bem como prezar pela qualidade das roupas para ajudá-las a durar mais, reduzindo-se assim, a necessidade de comprar novas.
Moda Consciente
Trata-se da uma mensagem a ser transmitida aos consumidores, explicando e incentivando-os a comprar produtos ecologicamente corretos e apoiar o movimento da moda verde.
A partir do momento em que os consumidores passam a entender sua importância no todo e a influência que a sociedade pode exercer sobre a indústria da moda, as mudanças passam a ocorrer e a se propagar.
Por que a moda sustentável é importante
A indústria da moda é incrivelmente prejudicial ao planeta, perdendo apenas para a indústria do petróleo.
Sendo uma das maiores poluidoras do mundo, ela é responsável por aproximadamente, 20% da poluição industrial global da água.
Pode parecer surpreendente, mas a maioria das roupas contém plástico em sua composição, criando um desastre de microplástico em formação.
Acrescente-se a isso, os produtos químicos nocivos usados nas fábricas têxteis em todo o mundo, que são perigosos tanto para o meio ambiente quanto para as pessoas que trabalham com eles e temos a urgência na mudança da indústria da moda para a forma sustentável.
Como as empresas podem contribuir para a moda sustentável
A prática empresarial mais ecológica não é apenas importante para o planeta, mas também para o sucesso futuro de um negócio.
À medida que a indústria da moda se move em direção à sustentabilidade, respeitando todas as etapas da cadeia produtiva, desde o tratamento ético dos trabalhadores até o tipo de materiais de embalagem, há muitas grandes mudanças pela frente para as empresas.
Um compromisso com a sustentabilidade não deve ser apenas promessas vagas e jogadas de marketing, mas sim um comprometimento real e planejado com práticas renováveis, éticas e ecológicas.
A adaptação a um novo modelo sustentável pode ser um desafio, mas existe a possibilidade de crescimento da empresa, através do trabalho em conjunto com clientes, fabricantes e distribuidores, com a finalidade de garantir uma prática justa e sustentável para todos.
Como os consumidores podem contribuir para a moda sustentável
Quanto maior for a tomada de consciência de cada indivíduo, maior será a proporção da mudança global a respeito da indústria da moda.
Resistir às compras por impulso
Pensar seriamente, se uma nova peça é realmente necessária e se não possui algo similar em seu guarda-roupa.
Informar-se sobre as práticas sustentáveis da loja
Prestigiar lojas que praticam a moda sustentável.
Pesquisar sobre as práticas sustentáveis da loja da qual é cliente e informar-se sobre a origem das peças que são vendidas na loja e sobre a cadeia de produção.
Prestar atenção à composição dos materiais
Adquirir peças de roupas cuja composição seja a mais natural possível, evitando-se os materiais sintéticos.
Optar por peças versáteis
Adquirir peças de roupas que combinem com as que já possui.
Empresas de moda sustentável têm destaque positivo
Embora a moda sustentável possa ser um desafio complexo para as empresas, verifica-se que é possível a produção de produtos com responsabilidade ambiental e social, que respeitam a cadeia de produção e que utilizam material que não produzem resíduos.
Da mesma forma, cada vez mais se comprova que o consumidor se interessa em prestigiar as empresas que honram, respeitam e adotam práticas sustentáveis.
Esse diferencial dá um destaque positivo às empresas que adotam medidas sustentáveis e a tendência é que outras tantas sigam a mesma linha.