Ubatuba! Quem não conhece?

Hoje tirei umas horinhas do meu dia para escrever e postar no conteúdo aleatório, afinal precisamos quebrar um pouco a rotina.
Confesso que ando meio preguiçosa para escrever, comecei várias vezes essa semana e acabei deixando de lado.

Mas nada que ligar uma música e partir para o texto.

oração . a banda mais bonita da cidade (c/ leo fressato)

Então vou falar um pouco de Ubatuba que é minha cidade natal!

Sou a única de minha família que resolveu sair de Ubatuba e tentar coisas novas em outras cidades, foram 05 anos em Taubaté e agora  01 ano e 02 meses em Campinas.
Sim, eu sou a louca que saiu do conforto da casa da mãe para estudar e aprender com os erros e acertos da vida.

Confesso que não foi fácil deixar a família, amigos e minha cidade maravilhosa, claro que ainda não esta sendo fácil como todos pensam!

E nesse tempo fora do litoral ouvi e ainda ouço muito das pessoas em relação a minhas idas para lá.

Cristiane vai de novo para a praia?
Gente, quando falo que vou para Ubatuba, não necessariamente vou á praia para dar aquele mergulho tão esperado ou até mesmo molhar os pés (deveria).

Porém sinto a necessidade do contato com a natureza, cachoeira, mar, pisar na terra descalça, sentir as picadas dos pernilongos e borrachudos, comer peixe espada frito (fresco) e principalmente da comida de fogão a lenha feita pela mamis (não tem igual).

E sem contar aquela farofa de banana que seu irmão mais novo sabe preparar (ta me devendo), putz e aquele azul marinho (peixe com banana verde), cara só nossa Ubatuba para proporcionar isso.

O mais engraçado é quando falo que sou de Ubatuba a cara de espanto das pessoas até me assusta um pouco. ” De Ubatuba? O que veio fazer aqui? Como é morar na praia? Não tem vontade de voltar?”

Ah o mar! Como não amar!

Claro que passa pela minha cabeça em voltar, principalmente quando fico muito tempo com a família, mas dentro de mim sinto que não estou preparada para a volta, estou em uma fase diferente, um momento meu, quero algo mais, conquistar e conhecer coisas novas. E no momento Ubatuba não pode me oferecer esses desafios.

E como eu disse sinto a necessidade de ir pra lá, claro, sempre que posso levo alguma amiga para conhecer um pedacinho do paraíso, pois temos que saber dividir o que é nosso não é mesmo?

E ver o sorriso das pessoas por terem a oportunidade de ficar hospedada em casa e se sentir parte de tudo que vivo, fazer coisas realmente de caiçara, para elas não tem preço e que com certeza vão ficar na memória de cada uma.

Me encho de orgulho de poder mostrar um pouquinho de cada praia que conheço e olha que não conheço todas, mas também são mais de 96 praias.

Deixo aqui meu convite as amigas á irem para Ubatuba comigo! rs

Olha meus pais são mineiros, mas se consideram Ubatubense e eu tenho orgulho de ser caiçara, de ter sido criada em uma ambiente de natureza.

E aquela lenda de que caiçara não faz nada, discordo totalmente, pois eles trabalham o ano todo e principalmente na temporada e estão sempre de braços abertos para receber a todos com muito carinho. E não pensem que são trabalhos fáceis, pois muitos trabalham em 02 lugares para aumentar a fonte de renda famíliar.

O povo caiçara vive entre o mar e a floresta e pequenas comunidades tentam, ainda hoje, preservar seus valores de grupo e espero que consigam. Devido à sua beleza nossa terrinha é alvo de especulação imobiliária, uma luta diária de todos.

*CAIÇARA: Onde o português e o índio se uniram. A população tradicional caiçara é hoje um dos últimos traços visíveis do momento da criação do povo brasileiro.

Mas fico aqui na torcida para que nossa Ubatuba seja preservada e que possa receber a todos com muito carinho!!

Encerro com nosso hino : UBATUBA, SIM!

UBATUBA, Sim, Sim, Sim!
ela tem lindas praias de areia dourada!
Ubatuba, sim, sim, sim!
Viver no Perequê, no Itaguá, na Enseada!
Ubatuba, sim, sim, sim!
Horizontes de mar e de montes sem fim
seu céu estrelado
de azul anilado
suas matas, seus rios,
seu Povo abençoado!
Eu amo Ubatuba
assim como ela é
sozinha, isolada,
Só com sua Fé.
Conquanto ela suba
ao progresso que vem,
que fique guardada
com tudo quanto tem!
UBATUBA, sim, sim, sim!
ela tem lindas praias de areia dourada!
Ubatuba, sim, sim, sim!
Da PICINGUABA extrema até a MARANDUBA
Ubatuba, sim, sim, sim!
Horizontes de mar e de montes sem fim
E o céu estrelado
De azul anilado
Da “TERRA ENCANTADA”
que a nossa alma derruba.

Lugares que indico:  Praia das conchas, Sorveteria Pistache, Tachão de Ubatuba, Blues on The Rock, Ruinas da Lagoinha, Parque Estadual da Ilha Anchieta, Pipoca do Seu Toninho( praça da Matriz), Churros do Pica-Pau(avenida) e pular do caizão no final do Itaguá

Cristiane Duarte

Cristiane Duarte, 36 anos e caiçara de Ubatuba. Social Media por amor e conectada no mundo digital o tempo todo. Adora viajar, comer, praia e Netflix com pipoca.

Uma resposta para “Ubatuba! Quem não conhece?”

Um comentário aleatório