Dicas para seu currículo se destacar
O valor de um currículo bem elaborado é incalculável. A sua apresentação inicial à empresa em que almeja trabalhar, se inicia com esse documento.
Por mais que possua as qualificações e habilidades necessárias para a vaga, se não souber transmiti-las de forma eficaz no currículo, talvez não consiga chamar atenção do empregador.
Vamos listar dicas para auxiliá-lo na hora de elaborar seu currículo, para que a primeira impressão seja positiva o suficiente para que seja considerado para a vaga que almeja.
Índice
Pense no recrutador
Imagine o número de currículos que um recrutador precisa analisar e o esforço demandado na análise de tantos candidatos. Por vezes, alguns segundos de análise são suficientes para um currículo ser descartado. Dentro desses tantos, o seu currículo precisa se destacar, para que tenha chance de ser considerado para a próxima etapa da seleção e para uma entrevista.
O currículo é um documento que apresenta uma pessoa e a coloca perante o potencial empregador da melhor maneira possível.
Por onde começamos então, na elaboração de um excelente currículo? Como se apresentar como o candidato ideal para a vaga? Quais pontos relevantes considerar colocar?
Um bom currículo prioriza um design claro e é dividido em partes relevantes que facilitam sua leitura e compreensão, para que chamem a atenção de quem os analisa.
Formato
A menos que atue no ramo de designer gráfico, arquitetura, artístico, ou outras áreas que demandam portfólios específicos, mantenha a formatação A4 e utilize uma fonte simples e clara, como a Arial, Helvetica ou Century Gothic.
O tamanho da fonte sugerido é 10 ou 12, com espaçamento suficiente entre as linhas para facilitar a leitura do recrutador. Pode-se utilizar um tamanho de fonte um pouco maior para destacar seu nome e os títulos entre as seções, porém, mantenha o bom gosto e não exagere.
Se for imprimir, use um papel de melhor qualidade e melhor gramatura do que o padrão.
Não enfeite com bordas e sombras. Mantenha a elegância do documento e a clareza.
Seus dados de contato
Nome completo no topo.
Não é necessário colocar seu endereço no currículo, porém, é imprescindível um telefone de contato e endereço de e-mail profissional – obviamente, não utilize o e-mail corporativo do emprego atual, mas mantenha uma conta de e-mail que não seja infantil ou constrangedora.
Pode-se incluir contas de redes sociais, como o LinkedIn, que é voltado para contatos profissionais. Tenha certeza de manter seu histórico profissional sempre atualizado nessa conta.
Cidade onde mora. Data de nascimento é opcional.
Cuidado com o que posta em suas redes sociais particulares, pois o empregador pode checá-las.
Não é necessário incluir foto, a não ser que seja especificado pela vaga. Se for o caso, utilize uma foto com fundo neutro, que pareça profissional, não uma selfie do celular. Não utilize fotos tiradas em suas férias.
Curto e conciso
Não elabore um documento muito longo, ele deve ser conciso.
Já está claro que os recrutadores precisam analisar muitos documentos e não têm tempo para ler minuciosamente cada currículo. Portanto, ajude-os a obter as informações mais relevantes no menor tempo possível.
Pense que um bom currículo não é uma lista do histórico de cada emprego que já teve. Possui, no máximo, duas páginas e coloca você como a pessoa certa para a vaga.
Quando for listar pontos relevantes, não ultrapasse cinco ou seis itens.
Não seja repetitivo nas palavras.
Indique sua área de atuação
Coloque de forma resumida a área de atuação.
Exemplos:
- Procuro a minha primeira oportunidade de trabalho no setor contábil.
- Pretendo atuar na área de atendimento ao cliente.
- Possuo 8 anos de experiência no setor jurídico e almejo uma posição de advogado sênior.
Adapte o texto à vaga que busca, seja específico e objetivo
Direcione seu currículo para a vaga
Não produza um currículo genérico que encaminha para qualquer vaga. Isso faz parecer desinteressado e sem propósito.
Para cada currículo que encaminha, destaque apenas as habilidades e realizações que tenham relação com o emprego em questão, mesmo que deixe de fora todas as suas experiências anteriores.
Um currículo direcionado para a vaga que almeja demonstra um real interesse e mostra que o desejo de ingressar na empresa é autêntico.
Busque nas habilidades descritas na vaga, as palavras mais citadas e inclua-as nos pontos de seu currículo. Ele será notado quando o recrutador passar os olhos pelo documento e também na busca eletrônica, caso haja uma busca das palavras chaves por uma ferramenta eletrônica.
Mantenha a ordem cronológica decrescente
Existem várias maneiras de organizar a ordem das informações no seu currículo, mas a ordem cronológica decrescente, listando seu mais recente empregador primeiro é ainda o melhor método.
Nome da empresa, cargo(s) que exerceu, período, atividades que desempenhou (resumidamente, somente o que seria relevante para a vaga que busca).
Educação
A menos que seja recém graduado, coloque os dados da sua Educação após a sua experiência profissional, mantendo a ordem cronológica decrescente. Não é necessário colocar datas exatas da graduação, coloque os anos.
Inclua dados de Educação à Distância, se houver, e também menções acadêmicas recebidas.
Exalte seu desempenho
A melhor forma de chamar atenção do potencial empregador é mostrar do que é capaz. Aponte suas realizações e os números que as comprovam. Foque nos resultados que conquistou, evidenciados em fatos e os relate ao longo do currículo. Assim, irá se diferenciar dos outros candidatos.
Liste todas as habilidades relevantes para a vaga oferecida, inclusive certificações e expertises técnicas. Não coloque fatos muito básicos, que já se espera de qualquer candidato, como por exemplo, domínio do uso de e-mail e do Microsoft Word.
Se participou em algum trabalho voluntário, trabalhou como autônomo, ou teve empregos freelance, caso seja relevante, liste-os também na cronologia da carreira.
Se ainda não tem experiência profissional, procure focar nas habilidades que desenvolveu em projetos acadêmicos e que podem ser relacionadas à vaga. Além disso, foque em fazer uma exposição incisiva em sua apresentação e porque é a pessoa ideal para a vaga. Coloque os prêmios que recebeu, mesmo que sejam reconhecimentos limitados aos funcionários da empresa em que trabalha ou trabalhou.
Cuidado também com interesses controversos, como os que tenham relação política ou religiosa.
Mostre sua personalidade
O empregador terá melhor ideia de como será trabalhar com você se souber quais são seus pontos fortes e como poderá se juntar à empresa.
Pode-se incluir interesses no currículo, mas somente se houver relação com a vaga pleiteada. Qualquer hobby que não tenha nada a ver com a vaga e é algo pessoal, não precisa ser mencionado.
Apresente o seu melhor na parte inicial do currículo
Tenha certeza de que suas experiências mais relevantes estejam apresentadas na parte inicial do documento.
Essa parte inicial é que vai ser lida primeiro pelo empregador e vai chamar atenção quando for lida, para que continue lendo o resto do currículo.
Algumas situações específicas
Caso tenha permanecido em um emprego por poucos meses, considere não listá-lo. Contudo, caso seja perguntado, seja honesto em sua resposta e explique o que ocorreu.
Para não deixar os meses em aberto no histórico de emprego, liste-os colocando quanto tempo trabalhou na empresa ou usando somente os anos, por exemplo, (2014-2018).
Se ficou um longo tempo sem trabalhar formalmente, enfatize suas habilidades e realizações em trabalhos voluntários em sua comunidade ou na escola de seus filhos por exemplo.
Mantenha um arquivo que esteja completo
Mantenha um arquivo completo, com toda informação sobre sua carreira profissional – sua experiência, empregos anteriores, projetos especiais e realizações.
Isso facilitará na hora de elaborar cada documento e direcionar os pontos certos para as vagas que tem interesse.
Mantenha o arquivo atualizado
De tempos em tempos, atualize seu currículo completo.
Se assumiu novas responsabilidades, coloque-as em seu documento completo. A mesma coisa com novas habilidades e aprendizados.
Mesmo que não esteja procurando um novo emprego, vá colocando as novas informações e mantenha seu currículo em dia.
Faça uma minuciosa revisão antes de encaminhar seu currículo
Certifique-se que não há erros gramaticais e de concordância. Se possível, peça para uma pessoa de confiança, que tenha habilidade editorial, para checar todo o texto.
Salve o arquivo em PDF para encaminhar. Não use o arquivo .doc, pois este pode ser alterado.
Nomeie o arquivo de forma profissional, escrevendo seu nome também e não somente “currículo”. Por exemplo, “Currículo de João Silva” ou “João Silva – Currículo”.