Entrevista de emprego – o que vestir
O que vestir para uma entrevista de emprego? Como causar uma boa impressão ao potencial empregador?
Buscar uma colocação no mercado de trabalho é uma das situações mais estressantes que se pode experienciar.
Elaborar um bom currículo e conseguir ser chamado para participar do processo seletivo de uma empresa é o que se almeja. Poder expressar-se diante de um recrutador, discorrer mais profundamente sobre suas experiências e qualificações é uma oportunidade valiosa nesse processo.
Assim, ao conseguir passar para a importante etapa da entrevista de emprego, pensa-se em toda a preparação para o grande dia. Dentre esses preparativos, uma parte importante a ser considerada é a escolha do que vestir.
Índice
Verifique o dress code da empresa
Geralmente, imagina-se vestir para a entrevista, o terno e gravata, assim como a calça ou saia e blazer. Porém, as escolhas dos trajes não se restringem a isso. Existe uma variedade de opções que, dentro do razoável, podem apresentar algumas variações sensatas.
Primeiramente, o mais importante é pesquisar e verificar a vestimenta adequada, de acordo com as normas da empresa. Algumas delas possuem um “dress code”, que significa código de vestimenta, isto é, possuem normas e orientações em relação ao que é ou não é permitido usar no local de trabalho. Portanto, prestar atenção a esse detalhe é imprescindível para que cause uma boa impressão ao entrevistador.
Pesquisar as imagens do website da empresa, assim como suas redes sociais podem ser outras maneiras de observar as vestimentas dos funcionários e ter uma ideia melhor do ambiente e da cultura do local de trabalho.
Separe as peças que possui
Separe e considere as peças que pretende usar e verifique as combinações possíveis, tendo em mente estar alinhado para causar uma boa impressão ao potencial empregador.
É importante verificar se as roupas estão limpas, sem rasgos ou manchas, sem amassos e com caimento adequado, evitando-se usar trajes chamativos que possam distrair o entrevistador.
Utilizar peças do guarda-roupa que já se conhece e que sabe-se serem confortáveis e que vestem bem, ajudam a dar confiança para a entrevista.
Sinta-se confortável
Por melhor que seja a roupa que escolher usar, é necessário também que se sinta bem e confortável, para que possa se concentrar na entrevista, ao invés de ficar incomodado com algum detalhe do seu traje.
Não há nada pior do que uma roupa que aperte muito ou que irrite a pele e incomode. Tenha em mente que o traje será usado durante várias horas e substitua as peças desconfortáveis por outras.
Usar gravata e terno pode não ser agradável ou costumeiro. Porém, caso seja imprescindível para a entrevista, tente usá-los em casa por alguns dias, assim pode ir se acostumando para se sentir mais confortável.
Os diferentes ambientes de trabalho
Os ambientes formais, como os escritórios de advocacia e a maioria das empresas financeiras, exigem o uso de terno e gravata, blazers, sapatos sociais e cores mais sóbrias. Os trajes são mais conservadores, com cores neutras.
Nos ambientes mais casuais, tais como as empresas de tecnologia, pode-se ter os mais variados trajes. Calças caquis, jeans, camisetas e blusas confortáveis. Porém, para a entrevista, é recomendável usar roupas que não sejam tão casuais e informais. É sempre melhor pecar pelo excesso, vestindo trajes um pouco menos formais, porém, não tão simples como jeans e camiseta.
Os ambientes mais criativos, tais como galerias de arte e empresas ligadas à moda e cultura, tendem a uma abertura maior para exteriorizar sua personalidade e estilos mais avançados. Mesmo assim, verifique a cultura da empresa para saber até que ponto pode ousar.
Quanto mais se conhece sobre o local de trabalho, mais fácil será para a escolha de seus trajes para a entrevista. Esteja um passo à frente, vestindo-se um pouco melhor do que os funcionários da empresa. Isso é dito no melhor sentido possível, pois enquanto os funcionários já possuem seus empregos, a posição de quem busca a entrevista é impressionar para poder alcançar a vaga.
Dicas do que não vestir para a entrevista
A escolha do traje da entrevista pode ser relativamente abrangente, porém, prestar atenção a alguns pontos fundamentais do que não usar também é importante:
- Não usar roupas amassadas, rasgadas, manchadas ou mal ajustadas.
- Não usar roupas que restrinjam seus movimentos ou sejam desconfortáveis.
- Não usar muitas estampas ou muitas misturas de cores.
- Não usar roupas exageradamente curtas .
- Não usar tênis ou chinelos.
- Não exagerar no perfume ou acessórios.
Conclusão
O objetivo da entrevista é causar a melhor impressão possível ao entrevistador. É muito importante se preparar para as perguntas e conhecer a empresa para a qual está se candidatando. E tudo isso começa com a primeira impressão visual que é passada nesse encontro.
O entrevistador precisa conhecer as experiências e habilidades do candidato, sem se distrair ou se incomodar com as vestimentas e detalhes excessivos que se apresentam à sua frente.
Não importa para qual vaga seja a entrevista, mostrar-se como um profissional bem apresentado e polido é o primeiro passo para impressionar a pessoa responsável pelo recrutamento.