A Avó – Final Explicado
“A Avó” (La Abuela) é um filme do gênero terror, lançado em 2022 e dirigido por Paco Plaza, o aclamado diretor da famosa franquia “REC”.
O longa espanhol apresenta uma atmosfera sinistra e sombria, com momentos de tensão mostrados em tomadas desconcertantes e cheias de surpresas.
Neste artigo, vamos explorar o filme “A Avó” com detalhes e esclarecer pontos que podem ter passado despercebidos.
***Nota***
Este artigo contém spoilers sobre o filme “A Avó” (La Abuela).
Caso ainda não tenha assistido e não queira saber detalhes sobre o desfecho e teorias sobre o filme, recomendamos que pare sua leitura agora.
A Avó – Final Explicado
Sinopse do filme “A Avó”
O filme se inicia mostrando uma senhora de 85 anos, Pilar (Vera Valdez), vestida elegantemente, num café em Madrid.
Ela observa seu relógio e quando ele para de funcionar, ela vai até um prédio e entra num apartamento, onde encontra uma outra idosa morta, caída no chão.
Então, uma jovem nua se aproxima, entregando-lhe uma matrioska (boneca típica russa).
Pilar sorri largamente, se ajoelha e a abraça a jovem.
Em seguida, vemos em cena Susana (Almudena Amor), uma jovem modelo que completará 25 anos em alguns dias, numa vida corrida em Paris, prestes a ser contratada para um trabalho empolgante.
Ela telefona para sua avó, avisando que não conseguiria ir encontrá-la para passarem o aniversário juntas (elas compartilhavam a mesma data).
Numa festa, ela recebe um chamado informando que sua avó havia sofrido um acidente e estaria inconsciente devido a uma hemorragia cerebral.
Sendo a única parente da família, Susana retorna a Madrid prontamente e passa a ajustar a rotina de cuidar de Pilar, alimentando, banhando e cuidando de sua avó, que não se comunica e parece não estar consciente da realidade à sua volta, necessitando de assistência contínua.
Susana fora criada por sua avó, pois perdera seus pais quando criança e não queria interná-la em uma clínica, mas sim contratar uma cuidadora para que morasse com a idosa.
Logo, Susana percebe as dificuldades de tomar conta das necessidades de Pilar, que passa a demonstrar um comportamento bizarro.
Um dia, Pilar se engasga com a sopa preparada por Susana, que se desespera e ajuda sua avó, que cospe a comida.
Faz poucos dias e mesmo com todo seu carinho e empenho, Susana parece ter entrado num pesadelo assustador.
Pilar sussurra frases ininteligíveis e parece falar com alguém que não está lá, portas e janelas abrem-se e fecham-se inexplicavelmente, luzes se apagam e Susana passa a ter pesadelos perturbadores que a deixam apavorada.
Atividades estranhas passam a ocorrer no apartamento e Susana se sente cada vez mais angustiada, pois ao mesmo tempo, percebe que está perdendo cada vez mais oportunidades de trabalho em Paris.
Certo dia, elas recebem a visita de Eva, sobrinha de Julita, a melhor amiga de Pilar.
Eva diz que as duas já haviam se encontrado quando crianças, mas Susana não se lembrava dela e nem de Julita.
Susana encontra um diário que mantinha durante a infância e começa a ler suas anotações.
Ela lê sobre a festa de aniversário em que conheceu Eva e Julita e memórias voltam a perturbá-la, com imagens do dia em que as meninas tiveram as tranças de seus cabelos cortadas.
Susana não se lembrava de nada que havia escrito, ficando transtornada com a menção que fez no diário, sobre os pesadelos que passou a ter com sua avó, após aquela festa.
Quando por fim, consegue contratar uma pessoa para tomar conta de sua avó, ela estranhamente é atropelada e morta, deixando Susana desesperada e com muito medo de Pilar.
Susana começa a perceber que sua avó possui poderes malignos e sobrenaturais e ela decide interná-la, levando-a a uma clínica para idosos, despedindo-se dela.
Em casa, Susana se prepara para partir para Paris e assiste à notícia na tv sobre um incêndio devastador na clínica em que internara sua avó e que não havia sobreviventes entre os idosos.
Desesperada com o fato e carregada pela culpa, ela começa a chorar. De repente, encontra Pilar sentada no meio da sala, de volta ao apartamento.
Horrorizada, ela tenta ir embora, mas percebe que não consegue abandonar sua avó, e lhe prepara uma sopa.
Ao alimentá-la, Pilar se engasga, mas desta vez Susana não faz nada para ajudá-la e vê sua avó sufocar até a morte.
O alarme do celular toca, avisando que chagara o dia do aniversário de Pilar e Susana, que liga para as autoridades, informando sobre a morte de sua avó.
O telefone de sua avó toca, é Eva perguntando se é Pilar quem fala. Susana diz que não é Pilar e Eva responde: “Tem certeza?”.
As luzes se apagam e Susana encontra uma gaveta com a trança de seu cabelo e sua foto de quando era criança, lembrando-se do momento em que teve seu cabelo cortado naquela festa em que conheceu Eva e Julita.
Susana vê que Pilar não está mais sentada onde estava e tenta fugir, mas a porta não abre.
Nesse momento, todos os relógios do apartamento apontam 8 horas e cucos e alarmes passam a soar alto.
Susana fica paralisada no chão e Pilar aparece sobre ela, sua alma saindo pela boca como um vapor, e entrando pela boca de Susana.
Após alguns momentos, Susana acorda e caminha até Pilar, que está sentada novamente, e sussurra em seu ouvido: “Meu corpo é seu, seu coração é meu”.
Eva aparece e se maravilha ao ver Susana, que está nua, usando os brincos de Pilar.
Ela sussurra algo em seu ouvido de Eva, ambas riem e saem de cena, enquanto o corpo de Pilar aparece ao fundo, aparentemente sem vida.
Análise do Filme “A Avó”
“A Avó” possui todos os requisitos de um filme de terror, digno do diretor Paco Plaza.
O filme explora a tensão e o suspense, mostrando atos inesperados e assustadores, com eventos sobrenaturais obscuros e aparições sinistras.
Um dos pontos fortes de “A Avó” é a atmosfera tensa e claustrofóbica criada ao longo do filme.
A fotografia e a direção de arte contribuem para a sensação de isolamento e mistério que permeia toda a narrativa.
“A Avó” é um filme genuinamente perturbador, em que vemos, gradativamente, a transformação de Susana, que se empenha nos cuidados com sua avó, com gestos carinhosos, até seu profundo terror, conforme vai percebendo os poderes malignos de Pilar.
A agonia de Susana é perceptível, à medida em que os fatos se tornam cada vez mais aterrorizantes.
Algumas críticas ao longa tratam sobre o fato da trama se desenrolar muito vagarosamente, entretanto, os detalhes apresentados sutilmente ao longo do filme são muito interessantes.
Comparação com o Filme “A Chave Mestra”
Muitos criticaram o filme “A Avó”, comparando-o à película “A Chave Mestra” (The Skeleton Key), de 2005.
Algumas pessoas dizem ter percebido a ligação entre os filmes logo nas primeiras cenas de “A Avó”.
Notamos que existe sim, alguma relação entre os filmes, no que se refere à ideia de almas trocadas, embora o contexto seja totalmente diferente.
O filme “A Chave Mestra”, gira em torno da jovem Caroline Ellis (interpretada por Kate Hudson), que começa a trabalhar como enfermeira particular para um casal de idosos em uma antiga casa na Louisiana.
Violet (Gena Rowlands) é sua empregadora e Caroline passa a cuidar do marido de Violet, Ben (John Hurt), que teve um AVC e não consegue se comunicar.
O filme mostra feitiçaria, poderes sobrenaturais e rituais que culminam com a transferência das almas das pessoas idosas para os corpos de outras pessoas mais jovens.
No caso de “A Chave Mestra”, o clímax do filme revela que Violet deseja transferir sua alma para o corpo de Caroline e transferir a alma de Ben para o advogado aliado de Caroline, Luke (Peter Sarsgaard).
A premissa é realmente parecida e pode ser que algumas pessoas façam essa ligação.
Entretanto, “A Avó” é um bom filme de terror, acima da média e bem-produzido, fugindo da mesmice corriqueira de filmes de terror que só se propõem a dar simples sustos.
O Diretor Paco Plaza
Paco Plaza é um renomado diretor e roteirista espanhol conhecido principalmente por seu trabalho no gênero de terror.
O diretor alcançou grande reconhecimento internacional com o lançamento do filme “REC” em 2007, co-dirigido com Jaume Balagueró.
“REC” é um filme de terror espanhol que utiliza a técnica do found footage (como as fitas encontradas da “Bruxa de Blair”) para criar uma atmosfera de suspense e terror.
O filme foi um sucesso de bilheteria e recebeu elogios da crítica, sendo considerado um dos melhores filmes de terror da década.
A franquia “REC” continuou com mais três sequências, todas elas contribuindo para solidificar a reputação de Balagueró como um dos principais diretores de filmes de terror contemporâneos.
Uma característica marcante dos filmes de Plaza é sua habilidade em criar atmosferas claustrofóbicas e tensas, utilizando técnicas de cinematografia e iluminação para construir suspense e horror psicológico.
Teorias Sobre o Filme “A Avó”
“A Avó” mostra Pilar e Julita, um casal de amantes que são como bruxas, que realizam o mesmo ritual há bastante tempo, transferido suas almas para corpos mais jovens, buscando a imortalidade.
Pode-se notar isso, quando vemos inúmeras fotos antigas de mulheres enfeitando a parede do quarto de Pilar, que representariam cada corpo pelos quais as almas delas passaram.
O ritual é repetido sempre da mesma forma, ambas as almas devem estar juntas no momento de seu aniversário, compactuando o mesmo dia de nascimento.
O que nos faz pensar se realmente Susana era neta de Pilar e se o destino de seus pais havia sofrido alguma interferência, pois ela os perdeu cedo, sendo a única parente da avó.
A morte dos pais de Susana fazia parte dos planos de Pilar? Provavelmente sim, assim como Eva.
As duas jovens apenas se viram uma vez quando eram crianças, durante a primeira fase do ritual, em que tiveram as tranças cortadas e guardadas numa caixa, num círculo, junto com suas fotos.
Susana e Eva tinham a mesma idade e cada uma fazia aniversário no mesmo dia de sua respectiva avó.
Elas estavam destinadas a servirem como os próximos corpos do casal de bruxas.
Quando o ritual se concretiza, todas as fotos do antigo corpo se transformam no novo corpo, por isso, vemos Susana substituir Pilar em todas as fotos e até mesmo na pintura do quadro da sala.
Explicação do Filme “A Avó”
“A Avó” fala sobre a busca eterna da juventude e tudo que se é capaz de fazer para alcançá-la.
Pilar sacrifica sua neta, que criou desde a infância, em prol de sua vaidade.
Nota-se que Pilar havia sido uma bela mulher, em suas fotos espalhadas pelo apartamento.
No início, vemos que ela está em um café, aguardando ansiosamente, olhando para seu relógio de pulso, com o nítido som do tique-taque ao fundo, que para de repente alguns minutos antes das 8 horas.
Nesse momento, ela se levanta e volta para o apartamento, onde Julita está morta e vemos os restos de um bolo de aniversário, um presente, duas taças e uma garrafa de champanhe sobre a mesa.
Pilar não se importa com a amiga morta no chão, pois não é Julita.
Ela vê a trança de cabelo e a foto de uma criança (Eva) e sorri.
Então, Eva aparece e percebemos que o ritual havia dado certo com Julita, que possuiu o corpo de Eva e seu corpo antigo está morto.
O ritual se realizara durante a comemoração de um aniversário então, provavelmente, Julita e Eva também faziam aniversário no mesmo dia.
Pois bem, agora seria a vez de Pilar realizar o ritual com Susana, com o aniversário de ambas se aproximando.
Por isso Pilar fica feliz ao ver Eva nua e jovem. Ela sabe que dentro daquele corpo está a alma de Julita, e que, em breve, ela também terá um corpo jovem para voltarem a compartilhar suas vidas.
Quando Susana liga para avisar que não poderia ir a Madrid, pois estava muito ocupada com seu trabalho em Paris, Pilar sofre um acidente e vai parar no hospital.
A médica que atendeu Pilar havia dito que ela fora encontrada por um vizinho, e que, provavelmente, havia esquecido de fechar a porta do apartamneto, o que parece ter sido feito propositalmente, pois ela queria ser, de fato, encontrada, para que sua neta fosse avisada.
Essa teria sido a forma de obrigar Susana a voltar para Madrid, a fim de que Pilar pudesse realizar o ritual da transferência de sua alma na data do aniversário de ambas.
Pilar e Julita já haviam cortado as tranças dos cabelos de Eva e Susana quando eram crianças, como Susana passou a lembrar após ler seu diário, que dizia que elas haviam bebido ponche que sua avó lhes preparara na festa de aniversário, anos antes.
Essa foi a primeira parte do ritual, que se completaria agora, para que as amantes Pilar e Julita pudessem permanecer juntas, novamente em corpos jovens (pelo menos até as próximas vítimas?).
Após o ritual final, as fotos e pinturas em que Pilar aparece, se transformam no rosto de Susana.
Por essa razão, quando vemos Pilar no início do filme chegando ao apartamento, vemos que o porta-retrato mostra Pilar e Eva, sentadas num banco de parque.
A foto, inicialmente, era de Pilar e Julita, mas como o ritual havia sido bem-sucedido, o rosto de Eva substituiu o rosto de Julita.
No final do filme, com os dois rituais bem-sucedidos, o mesmo porta-retrato passou a mostrar Eva e Susana.
Susana faz todos os arranjos possíveis para voltar a Paris, mas a avó usa todos os seus poderes para evitar que isso aconteça.
Quando Eva vai ao apartamento se apresentar, pede que Susana fique até a data do aniversário, tentando falar do amor de sua avó por ela.
Na verdade, é Julita, no corpo de Eva, tentando ter a certeza que Susana não vá embora antes da fatídica data.
Eva Está Sempre Presente
Além de visitar Pilar e Susana para se apresentar como neta da melhor amiga de sua avó, Eva está à espreita em vários momentos do filme, vigiando para que o plano das duas se concretize.
Após Susana passar por uma alucinação assustadora com sua avó, ela vai para a sala de estar e se senta, tentando se acalmar, ligando a televisão.
Em certo momento, vemos Eva, nua, como se fosse uma pintura na moldura do quadro da sala, atrás de Susana, que sente estar sendo observada, mas quando olha para trás, não a vê.
Em outro momento, num dos pesadelos que parecem reais, Susana sai de sua cama ao ouvir ruídos na sala e começa a se ver envelhecendo rapidamente, perdendo suas forças e sentindo seus dentes caírem.
Ela cai no chão e, horrorizada, vê Eva se aproximando, sorrindo com um ar sombrio e acorda, aterrorizada.
Mais um prenúncio do que estava por vir.
Eva também aparece passando correndo pelo corredor do apartamento, próximo ao final do filme, sem ser vista por Susane.
Simbolismos do Filme “A Avó”
Durante todo o filme, vemos muitos símbolos que passamos a compreender com o desfecho da trama.
Os Relógios
No início da trama, Pilar está em um café e escutamos o tique-taque do seu relógio de pulso, que marca alguns minutos antes das 8 horas.
Ela checa novamente seu relógio, que continua marcando o mesmo horário, embora o ponteiro que marca os segundos continue a se mexer.
O ponteiro dos segundos para e o som do tique-taque cessa.
Nesse momento, ela sai do café e caminha até o apartamento e encontra o corpo de Julita.
Em outro momento do filme, Susana percebe que todos os relógios (são muitos!) do apartamento estão marcando o mesmo horário, com o ponteiro dos segundos emperrado no mesmo lugar.
Os relógios marcam o mesmo horário do início do filme, alguns minutos antes das 8, e pode-se ver que estão funcionando, pelo som do tique-taque.
Os relógios funcionam, mas estão emperrados no mesmo horário, alguns minutos antes das 8.
Logo antes do ritual final do filme, ouvimos todos os relógios do apartamento apontarem 8 horas.
Quando Suzana acorda no final do filme, já possuída pela alma de Pilar, ouvimos exatamente 8 badaladas do relógio.
Quando o ritual se realizada, o relógio volta a andar, chagando às 8 horas (da manhã ou da noite).
O número 8 é frequentemente associado ao conceito de infinito e eternidade devido à sua forma.
Quando horizontal, o número 8 se assemelha ao símbolo do infinito (∞), representando a ideia de algo sem fim, contínuo e interminável, assim como a continuidade da transferência das almas no alcance da vida eterna.
O Espelho
Quando Susana chega ao apartamento da avó, ela percebe que o espelho do banheiro está todo manchado, como se tivesse sido pintado rudemente, e não pode ser usado.
Ela sai para fazer compras e traz um espelho e, antes de pendurá-lo no banheiro, após pentear os cabelos de sua avó, usa-o para mostrar-lhe o rosto.
O gesto é de carinho, mas nesse momento, vemos o espelho emoldurando perfeitamente o rosto de Pilar em Susana e, do outro lado, o rosto de Susana em Pilar, num prenúncio do que estava por acontecer.
Não havia mais espelhos no apartamento. Seria porque Pilar não suportava se olhar no espelho, da forma como estava, envelhecida?
O desejo de sair de seu corpo envelhecido e tomar o de sua neta, para tornar-se jovem novamente, a impedia de vislumbrar-se como estava?
O Pássaro Azul
Quando Susana e Pilar voltam do hospital para o apartamento, Susana repara que há uma gaiola vazia na sala.
Ao mesmo tempo, verifica que Pilar está de pé, olhando fixamente para a pintura que a retrata quando jovem, segurando um pássaro azul.
Em outro momento, quando a cuidadora Adelia vem ao apartamento, Pilar está olhando para a gaiola vazia, assoviando, como se brincasse com um pássaro invisível.
Após o ritual final, quando Pilar toma conta do corpo de Susana, vemos o pássaro azul vivo na gaiola e agora vemos Susana no lugar de Pilar, segurando o pássaro na pintura da sala.
O pássaro azul é um símbolo é associado à ideia de liberdade e libertação e também pode simbolizar renovação e transformação.
Sua presença pode marcar o início de um novo ciclo de vida, o que se encaixaria perfeitamente na história.
Quando Pilar tem sucesso com o ritual, o pássaro volta à vida.
A Matrioska
A matrioska, também conhecida como boneca russa, é um símbolo cultural muito significativo na Rússia e em muitos outros lugares do mundo.
Essas bonecas são feitas de madeira e geralmente são pintadas à mão, caracterizadas por se encaixarem umas dentro das outras em uma sequência de tamanhos decrescentes.
O fato de as matrioskas se encaixarem umas dentro das outras é frequentemente interpretado como um símbolo do ciclo da vida e da renovação.
A boneca matrioska que é entregue por Eva a Pilar, no início do filme, simbolizaria a confirmação do sucesso da renovação de Julita em seu novo corpo.
A entrega da boneca a Pilar indicaria que agora seria a vez dela de se renovar.
A Vaidade Humana
Reforçando o enredo da busca da juventude eterna, há diversos momentos em que o filme mostra os corpos das duas protagonistas com detalhes, enfatizando a óbvia diferença entre ambas.
A vaidade é natural e legítima a qualquer um de nós, um aspecto inerente à condição humana e talvez nos identifiquemos com a admiração e o orgulho que Susana sente ao se ver em um outdoor de propaganda de perfume.
Ela se surpreende e fica feliz, olhando para os lados, como se buscasse alguém para compartilhar o momento ou que a reconhecesse.
O filme também mostra Susana arrancando um fio de cabelo branco que encontra, talvez com aversão ao fato de envelhecer, principalmente por não querer se tornar como Pilar, o que acabou acontecendo, no final.
Vemos muitas vezes a comparação entre a juventude se Susana e Eva com a avançada idade de Pilar e Julita.
Em várias cenas nos é mostrado o corpo idoso de Pilar, quando Susana lhe dá banho e nas cenas que mostram o rosto e as mãos da idosa.
Em contrapartida, Susana, que é modelo profissional e Eva, com seus corpos e rostos jovens, são o que Pilar e Julita anseiam por possuir, a juventude eterna.
Assista “A Avó” no Prime Video.
Assis o trailer oficial de “A Avó”: