Alice In Borderland 2ª Temporada – Final Explicado
Perguntas não respondidas que nos deixaram pensando e o que o final da 2ª temporada de Alice in Borderland realmente significa.
Após assistir a 1ª temporada de Alice in Borderland e acompanhar os destinos de Arisu (Kento Yamazaki), Usagi (Tao Tsuchiya) e Chishiya (Nijiro Murakami), praticamente não tivemos informações maiores sobre os criadores do jogo, o que é o Borderland e quais são exatamente as regras do jogo.
Aguardamos a 2ª temporada para finalmente entender o que, afinal de contas, aconteceu na série de competição mortal japonesa.
Afinal, o que são os jogos e o que realmente é o Borderland?
Alice In Borderland 2ª Temporada – Final Explicado
Como terminou a 2ª temporada de Alice in Borderland
(CUIDADO, Contém spoilers!)
Tudo começou com fogos de artifício, ou assim pensamos.
Enquanto Arisu, Chota e Karube correm para a estação de metrô em Shibuya, no primeiro episódio de Alice in Borderland, fogos de artifício estouram no céu acima da cidade.
Como vimos no final da 2ª temporada, o que primeiro pareciam ser fogos de artifício no céu sobre Tóquio, eram na verdade uma chuva de meteoritos.
Esses meteoritos atingem a área de Shibuya, instantaneamente matando muitos e enviando os que estão entre a vida e a morte para Borderland.
Descobrimos que os personagens que encontramos em Borderland, lutando por suas vidas, são as pessoas que estavam em Shibuya quando os meteoritos caem.
Os personagens que morrem nos jogos são os que morreram na explosão, enquanto os que sobreviveram, sofreram paradas cardíacas e estiveram mortos por uma fração de tempo, sendo revividos por socorristas.
Cidadãos e dalers de Alice in Borderland explicados
Grande parte da segunda temporada de Alice in Borderland foi dedicada a explorar o papel dos dealers e dos cidadãos em Borderland.
No final da 1ª temporada, descobrimos que Momoka e Asahi são “dealers” ou “facilitadoras” – jogadoras que haviam sido recrutadas pelos organizadores para monitorar os jogos ou causar situações, em troca de vistos estendidos e a esperança de que, eventualmente, pudessem deixar Borderland.
Conhecemos mais também, sobre os cidadãos, pessoas que optaram por permanecer em Borderland como residentes permanentes.
Kyuma (o nudista simpático), também conhecido como o Rei dos Paus, é o primeiro cidadão que conhecemos.
Ele e seus amigos/companheiros de banda aceitaram a cidadania em Borderland, uma escolha que só entendemos completamente no final da temporada.
Todas as cartas com figuras são cidadãos, cujo trabalho é hospedar um jogo na segunda fase de Borderland. (A primeira fase são os jogos de cartas numeradas que os jogadores de Borderland concluem coletivamente na 1ª temporada.)
Em um flashback, vemos o homem que se tornaria o Rei de Espadas (aquele atirador impiedoso) aceitando a posição no final do ciclo anterior – está implícito que, antes de se tornar o matador de cartas com figuras, ele era alguém como Aguni, lutando para derrubar o anterior Rei de Espadas.
Talvez, caso Aguni tivesse escolhido permanecer cidadão de Borderland, fosse um bom candidato para se tornar o próximo Rei de Espadas.
Quem é Mira em Alice In Borderland?
Embora inicialmente pareça que Mira seria a principal organizadora de Borderland, ela é revelada como outra cidadã.
Ela é a Rainha de Copas, e quase consegue derrotar Arisu e Usagi em um jogo de críquete, que na verdade é uma batalha psicológica destinada a fazer Arisu desistir do jogo.
Como Mira descreve nas regras, Arisu só perde o jogo se desistir dele.
Enquanto Arisu e Usagi pressionam Mira para explicar o que realmente está acontecendo e o que é Borderland, ela começa sua guerra psicológica insinuando várias hipóteses sobre Borderland – apresentando tudo, desde alienígenas até realidade virtual tipo Matrix.
Quando isso não funciona, Mira faz Arisu acreditar que está internado num manicômio, lutando para superar a culpa de ter sobrevivido, quando Chota e Karube morreram, atropelados por um carro, no cruzamento de Shibuya.
Usagi tira Arisu de seu ciclo depressivo, cortando o próprio pulso e pedindo a Arisu para continuar vivendo.
Assim, Arisu desperta da ilusão e conclui o jogo de críquete. Mira é derrotada e o dirigível com o estandarte da Rainha de Copas é derrubado.
Quem Vive e Quem Morre em Alice In Borderland?
Arisu completa aquele jogo de críquete, embora Mira vença o jogo no gramado.
Ela é morta com o raio de laser que cai do céu, destino de qualquer dealer que perder o jogo que eles hospedam.
Isso significa que todas as cartas com figuras – todas as cartas – foram derrotadas e os jogadores que sobreviveram têm uma escolha a fazer, orientados por uma voz estrondosa, que diz que todos os jogos foram cancelados.
Enquanto fogos de artifícios iluminam o céu de Borderland, os jogadores sobreviventes são solicitados a declarar em voz alta se aceitam “residência permanente neste país” ou se a recusam.
Eles podem ficar em Borderland como cidadãos – ou não, renunciando à cidadania, devendo dizer em voz alta, suas escolhas.
Arisu, Usagi, Aguni, Heiya, Chishiya e até mesmo Niragi rejeitam a residência permanente e acordam de volta no mundo real.
O Sr. Yaba e Banda, dois personagens que conhecemos no jogo em que Chishiya participou num presídio, escolhem a cidadania e permanecem em Borderland.
Ann, que parece ter morrido após a batalha com o Rei de Espadas, não poderia fazer sua escolha, mas Kuina, muito ferida, está a seu lado e manifesta em voz alta pelas duas, que não querem a cidadania.
Então, Ann aparece na sala de cirurgia, sendo ressuscitada pelos médicos no mundo real.
Os jogadores que rejeitaram a cidadania em Borderland voltam ao mundo real para descobrir que são sobreviventes de um terrível desastre de meteoritos.
Seus corações pararam, e esse é o tempo que eles passaram em Borderland.
Chishiya e Niragi, que estavam feridos e sangrando lado a lado em Borderland, estão no mesmo quarto de hospital.
Podemos ver o reencontro emocionante entre Kuina e seus pais.
Temos a confirmação de que os melhores amigos de Arisu, Karube e Chota, realmente morreram no desastre.
Os personagens não se lembram de seu tempo em Borderland, mas vemos que aqueles que fizeram uma conexão maior, parecem reconhecer algo um no outro.
Heiya faz uma pausa quando passa na frente do quarto de hospital de Aguni, que está desacordado, e ela fica observando a pessoa que tanto amou em Borderland.
Arisu e Usagi iniciam um flerte quando vão comprar bebidas na máquina de venda automática do hospital.
O episódio termina os dois indo passear juntos pelo jardim do hospital.
Conforme revelado pela sequência do mangá Alice in Borderland – Alice in Borderland Retry – que se passa alguns anos depois que Arisu acorda no mundo real, Arisu e Usagi, eventualmente, acabam se casando.
O que é o Borderland?
Borderland seria uma espécie de purgatório, uma experiência de quase morte, um limbo ou talvez, o inferno.
As vítimas gravemente feridas do desastre do meteorito de Tóquio lutam por suas vidas em Borderland, que é uma espécie de limite entre a vida e a morte.
Todos que Arisu conhece em Borderland também estavam em Shibuya naquele dia e são vítimas do mesmo desastre, fazendo com que seus corações parem.
Vemos Tatta em um caminhão de trabalho e Ann atravessando a rua movimentada, da mesma forma que Kuina.
É esse desastre que os traz para Borderland, onde o tempo passa de maneira muito diferente.
O coração dos jogadores pode parar por apenas um minuto no mundo real, mas em Borderland, são muitos os dias que se passam.
As pessoas que foram enviadas para lá eram indivíduos que, até certo ponto, estavam infelizes com a vida e necessitavam de conexões significativas para seguir em frente.
Isso significa que a experiência angustiante de ter que lutar, literalmente, pela sobrevivência, seria um alerta para que valorizassem mais a vida e, ao serem enviados de volta ao mundo “real”, todos sobrevivem ao desastre sem memória do que aconteceu em Borderland.
Perguntas que ficaram após o final da 2ª temporada de Alice in Borderland
Seria o final feliz que vimos na 2ª temporada uma possível mentira? Arisu e seus amigos podem acordar e perceberem que algo está errado?
Aqui estão as perguntas que ficaram após o episódio final da 2ª temporada.
Ainda não sabemos quem controla o jogo em Alice in Borderland
Por vezes, ao longo das duas temporadas, vemos pessoas em salas de controle, que parecem estar monitorando e controlando os eventos e jogos em Borderland.
Não fica claro, quem está por trás de tudo. Ao final da 1º temporada, parecia ser Mira, a game master, o que vimos depois que não era verdade. Ela era uma cidadã, que representava a Rainha de Copas.
Seria esse controle somente um imaginário na mente dos jogadores?
O que Significa a Carta Curinga em Alice In Borderland?
A última cena da 2ª temporada mostra uma carta que foi esquecida em todos os episódios: o Curinga.
O que isso significa?
Até agora, não há terceira temporada de Alice in Borderland no horizonte.
E se a história acabar com aquela imagem do Curinga, os fãs terão que decidir o que fazer com ela.
Podemos ignorar completamente a carta e contemplar o final feliz, ou podemos aceitar que os jogos não acabaram, mas que também nunca saberemos como será o último jogo.
Algo que Alice in Borderland deixou claro desde a 1ª temporada é que os jogos só terminam quando todas as cartas do baralho forem coletadas e, até aquela cena final, não havia menção a um Curinga.
Tanto os personagens quanto os espectadores presumiram que havia apenas cartas com números e figuras para serem encontradas. Agora, parece que ainda há um jogo a ser jogado.
Mas como seria esse jogo?
Haverá uma 3ª Temporada de Alice in Borderland?
A primeira temporada da adaptação live-action de competição mortal japonês adaptou, aproximadamente, os primeiros 31 capítulos do mangá de Hara Asu e a segunda temporada cobre os 33 capítulos finais.
Isso significa que – embora sempre haja uma chance de mais temporadas – a 2ª temporada encerra a história de Arisu em Borderland, de maneira definitiva.
Não foi confirmada até agora, uma 3ª temporada da série. Entretanto, talvez ainda não tenhamos chegado ao fim da história.
Não podemos ignorar os sinais claros em Alice in Borderland, de que há algo mais em jogo.
Especialmente, com a imagem final do Curinga ao final do último episódio da 2ª temporada.
Em todos os jogos de cartas, o Curinga costuma subverter as regras pré-estabelecidas, e isso se encaixaria perfeitamente no mundo de Alice in Borderland.
Isso significa que, caso a série seja renovada para a 3ª temporada, finalmente conseguiremos descobrir o que realmente está por trás de tudo.
Alice in Borderland só pode ter um significado mais profundo e mais explicações se tivermos a chance de explorar uma 3ª temporada.
Já mencionamos que o mangá Alice in Borderland – Retry, foi lançado?