Energia Solar – Vantagens e Desvantagens
Os recursos naturais de nosso planeta são finitos. Após centenas de anos de exploração contínua, passou-se a buscar formas de geração de energia que não causassem danos ao meio ambiente e que não contribuíssem com a intensificação do efeito estufa, através da emissão de gases.
A energia renovável é uma forma sustentável de utilização de recursos disponíveis e o uso da energia solar tem a fonte inesgotável e poderosa dos raios solares, cujo potencial é extraordinário.
Entretanto, o alto custo que envolve a sua coleta, conversão e armazenamento, faz com que a exploração da energia solar seja ainda reduzida.
Índice
O que é energia solar
De forma simplificada, a energia solar é uma forma de energia limpa, que aproveita o calor proveniente do sol para gerar energia térmica ou elétrica.
Consumidores buscam alternativas e esse tipo de matriz energética está se popularizando cada vez mais, no Brasil e no mundo, devido à redução de preços e incentivos oferecidos, como o financiamento bancário.
Energia solar heliotérmica
Energia solar heliotérmica, também chamada de energia termossolar, gera a energia elétrica de forma indireta, pois ela capta o calor dos raios solares e o armazena para depois os transformá-lo em energia solar mecânica e então, em eletricidade.
A partir da utilização de painéis solares, a luz do sol é refletida e concentrada num ponto receptor, constituído por um líquido que armazena o calor. Esse calor aquece a água das usinas e gera vapor. Esse vapor então, movimenta as turbinas das usinas, acionando os geradores, que produzem a energia elétrica.
A energia heliotérmica tem nas regiões que recebem muita luz solar e nos terrenos planos, locais propícios para sua exploração.
Energia solar fotovoltaica
Energia solar fotovoltaica é aquela que transforma a luz solar diretamente em energia elétrica. Esse processo se dá através das células fotovoltaicas, que recebem a incidência dos raios solares e movimentam os elétrons do material semicondutor dessas células, gerando eletricidade.
Os painéis e módulos utilizados no sistema fotovoltaico captam os raios solares e quanto menor a densidade de nuvens presentes na atmosfera, maior será a produção de eletricidade.
Vantagens da utilização da energia solar
– As formas de produção da energia solar são consideradas limpas e renováveis. Não poluem e necessitam de manutenção mínima.
– Países tropicais possuem grandes vantagens devido ao favorecimento climático e exposição aos raios solares durante o ano todo.
– O avanço da tecnologia faz com que, cada vez mais, a potência dos painéis solares fabricados seja maior e ao mesmo tempo, que os custos de sua produção diminuam.
– A utilização da energia solar é uma ótima alternativa para locais remotos ou de difícil acesso, pois não exige dispendiosos investimentos para instalar as linhas de transmissão e para manutenção dos equipamentos.
– A utilização de um sistema fotovoltaico numa unidade consumidora resulta em autossuficiência, dependendo-se muito menos da energia elétrica pública. Através da produção de energia da própria unidade, o excedente de produção pelos painéis solares é injetado na rede e gera créditos na conta de luz.
Desvantagens da utilização da energia solar
– A indiscutível desvantagem que se pode listar é que a energia solar não poder ser captada durante a noite ou nos dias nebulosos, estando sua captação sujeita às intempéries, por vezes imprevisíveis.
– Países que se localizam em latitudes médias e altas e que passam por invernos mais extensos e rigorosos, com pouca incidência da luz solar durante esse período acabam sofrendo com a queda da produção.
– O armazenamento desse tipo de energia renovável é menos eficiente, comparando-se aos de energia não renovável.
– O investimento inicial para instalar um sistema que usa a energia solar ainda é considerável. Deve-se levar em conta, além do equipamento, o projeto de instalação e a mão de obra e técnicos que precisam ser contratados. Porém, após o custo inicial, a utilização do sistema gera um desconto na conta de energia elétrica e, a longo prazo, acaba gerando economia, além de colaborar com a preservação ambiental.
Conclusão
Os países que são líderes na produção de energia solar no mundo são: China, Alemanha, Japão e Estados Unidos. O crescimento nos últimos anos na expansão da utilização de fontes limpas se deve, principalmente, às políticas de transição energéticas que foram adotadas pela China, Estados Unidos e União Europeia.
Apesar do enorme potencial que o Brasil possui, ainda é tímida a participação do país no investimento a essa matriz energética. Políticas públicas voltadas ao incentivo da adoção dessa forma limpa e sustentável de geração de energia e investimento governamental com estipulação de metas a longo prazo, auxiliariam na evolução do quadro e expansão do aproveitamento da energia solar no país.
Embora dispendioso, devido à complexidade e dos equipamentos necessários para o aproveitamento da energia solar em grande escala, esta forma de energia renovável poderia ser uma das soluções para a substituição aos combustíveis fosseis como carvão, petróleo e o gás natural, principalmente no Brasil.