Plantas pet friendly
Nossos pets são companheiros fiéis que praticamente fazem parte da família e é nossa responsabilidade cuidar do bem-estar de deles. Assim, quando pensamos em adquirir plantas para colocar dentro ou fora de casa, é necessário ter em mente a segurança desses bichinhos. Algumas plantas podem ser tóxicas, podendo causar coceiras, vômitos, diarreia, tremores ou até mesmo convulsões em nossos amiguinhos.
As plantas pet friendly são aquelas que não oferecem riscos aos animais, que podem enfeitar nossos lares sem oferecer preocupação, caso nossos amigos peludos brinquem ou mastiguem suas folhas.
Listamos abaixo, alguns exemplos de plantas pet friendly, assim como outros exemplos de plantas que possuem toxidade e que não devem ficar no mesmo ambiente que nossos pets.
Índice
Plantas pet friendly
Nossos pets são curiosos e, especialmente os filhotes, gostam de explorar qualquer novo lugar. Pensando nisso, devemos ficar atentos a tudo que temos em casa e que possa causar mal aos nossos amiguinhos.
Estas são algumas sugestões de plantas pet friendly, que podem enfeitar e harmonizar nossos lares sem colocar a saúde de nossos bichinhos em perigo.
- Alecrim
- Amor-perfeito
- Areca-bambu
- Bambu
- Bromélia
- Calathea
- Camélia
- Camomila
- Capim-limão
- Capuchinha
- Chifre-de-veado
- Clorofito
- Coentro
- Crista de Galo
- Dioneia
- Fitônia
- Gérbera
- Girassol
- Hortelã
- Lágrima de bebê
- Lavanda
- Malva Branca
- Manjericão
- Manjerona
- Maranta
- Orquídea
- Pata de Elefante
- Peperômia
- Renda Portuguesa
- Salsa
- Samambaia americana
- Suculenta
- Tomilho
- Valeriana (erva-de-gato)
- Veludo Roxo
- Violeta
Plantas que não podem ficar ao alcance dos pets
Algumas plantas não devem ficar perto de nossos animais de estimação, pois fazem mal a eles, podendo causar vários sintomas, como vômito, diarreia, dores de estômago, assim como coceira e até mesmo falta de ar.
Atenção para algumas plantas que possuem níveis de toxidade que são perigosos para os pets e que devem ficar longe do alcance deles:
- Antúrios (NÃO PODE)
- Azaleia (NÃO PODE)
- Babosa (NÃO PODE)
- Begônia (NÃO PODE)
- Bico de papagaio (NÃO PODE)
- Caladium (NÃO PODE)
- Colocasia (NÃO PODE)
- Comigo-ninguém-pode (NÃO PODE)
- Copo de leite (NÃO PODE)
- Coroa de Cristo (NÃO PODE)
- Costela de Adão (NÃO PODE)
- Espada de São Jorge (NÃO PODE)
- Espirradeira (NÃO PODE)
- Ficus (NÃO PODE)
- Filodendro (NÃO PODE)
- Hibisco (NÃO PODE)
- Hortênsia (NÃO PODE)
- Jiboia (NÃO PODE)
- Lírio (NÃO PODE)
- Mamona (NÃO PODE)
- Narcisos (NÃO PODE)
- Tulipa (NÃO PODE)
- Xanthosoma (NÃO PODE)
- Zamioculca (NÃO PODE)
Supervisione seu pet
Qualquer planta pode ser cultivada em nossas casas, contanto que as que fazem mal, fiquem fora do alcance de nossos animais de estimação.
Às vezes, acabamos adquirindo uma planta para decorar nossa casa ou apartamento sem saber de qual o tipo é. Se descobrirmos que são prejudiciais aos pets, pode-se colocá-las em lugares altos ou penduradas, certificando-se que não haverá acesso a elas.
Dentro de casa ou passeando pelas ruas, é importante ficar atento aos nossos pets e, caso verifique que o bichinho ingeriu ou mastigou algo que ache suspeito, levá-lo ao veterinário com urgência. Leve junto a planta suspeita para facilitar o diagnóstico.
Relacionamos acima, alguns exemplos de plantas pet friendly e também alguns exemplos de espécies tóxicas para os nossos pets. O mais importante é sempre pesquisar o tipo de planta que está sendo adquirido e armazená-la de acordo com suas características. A saúde de nossos amigos peludos depende de nós.