5 razões pelas quais a quantidade certa de café faz bem para você
Acordar de manhã com o aroma do café… somos capazes de sentir a sensação de bem-estar e aconchego, só de pensar. Consumir essa bebida logo pela manhã é comum a grande parte das pessoas do mundo. Parece que o dia não começa antes do gole quente e reconfortante a que estamos tão acostumados.
Mas café faz bem? Qual seria a quantidade ideal de café a ser consumido por dia? Quais são os benefícios, comprovados pela ciência e que fazem essa adorada bebida ser tão benéfica?
Quais são os benefícios do café para a saúde? Vamos checar o que foi pesquisado a respeito do assunto e listar 5 dos benefícios do consumo regular de café.
Índice
1. Aumenta os níveis de energia.
Este é o mais conhecido dos benefícios do café, que é um estimulante do sistema nervoso central. É por isso que recorremos a ele pela manhã ao iniciar o dia e também quando precisamos despertar e ficar mais atentos, no decorrer do dia.
O café ajuda a manter o foco e diminuir a fadiga. Algumas pesquisas apontam que as pessoas que consumiam café eram mais dispostas, assim como mais propensas a serem fisicamente ativas.
2. Estimula a saúde do cérebro
Tomar café pode ajudar a nos proteger contra distúrbios neurodegenerativos e o declínio cognitivo, como a doença de Parkinson e a doença de Alzheimer.
Estudos e pesquisas realizados demonstram que o consumo regular de cafeína traz um menor risco da doença de Parkinson se desenvolver, podendo retardar a seu avanço e progressão.
3. Auxilia na perda de peso
A cafeína presente na bebida estimula o funcionamento dos intestinos, facilita a digestão e proporciona um efeito termogênico, auxiliando no gasto de calorias. Estudos indicam que o consumo de café pode estar ligado à redução de níveis de gordura corporal, beneficiando a perda de peso.
Os antioxidantes e outras substâncias ativas presentes no café, podem afetar a sensibilidade à insulina, aumentando o metabolismo, sendo benéficos para o controle de peso e diminuição da gordura corporal.
4. Ajuda a combater a depressão
Outro fato interessante é o apontamento de que consumir café diminui em 10 por cento a probabilidade das pessoas desenvolverem depressão, segundo o Instituto Nacional de Saúde, dos Estados Unidos.
Pesquisas apontam que a ingestão de café pode estar associada a um menor risco do desenvolvimento da depressão.
5. Faz bem para o coração
O consumo regular de café pode ajudar a prevenir doenças cardíacas, derrame e insuficiência cardíaca.
Existem estudos demonstrando que beber café pode beneficiar a saúde do coração, diminuindo riscos de doenças cardíacas e a um menor risco de AVC – acidente vascular cerebral.
Quanto é a ingestão sugerida de café por dia?
Beber café com moderação é considerado benéfico, a não ser que você se encaixe em algum dos casos de restrições que citaremos mais abaixo.
Para um adulto saudável o recomendado é o consumo de 3 a 4 xícaras por dia, dependendo, por exemplo, do teor da cafeína, da origem do café, da composição dos grãos, do método de preparo. Porém, é muito importante ressaltar que estamos nos referindo à bebida em sua forma natural. Acrescentar açúcares ou outros acompanhamentos, tais como cremes, podem levar a outros efeitos indesejáveis e não somente os benefícios que a bebida pode trazer.
Muita atenção: Se o consumo do café é com açúcar, três xicaras por dia acarretaria uma quantidade muito grande de açúcares simples no organismo. Existem algumas formas de incrementar seu café sem deixar de apreciar esta bebida tão adorada. Substituir o açúcar por um adoçante, como a stevia ou ir diminuindo a quantidade do açúcar, até passar a tomar o café sem acrescentar nada, são alternativas reais que podem ser alcançadas.
Restrições ao consumo de café
Alguns grupos precisam tomar cuidado e eliminar ou limitar a ingestão de café. Esses grupos são as mulheres grávidas e lactantes, crianças e adolescentes, além das pessoas que possuem alguma restrição médica ou condição de saúde.
O exagero nunca é bom. O consumo excessivo do café pode trazer alguns efeitos negativos, tais como o aumento da frequência cardíaca, aumento da pressão arterial, dificuldade para dormir, ansiedade, refluxo esofágico, desconforto gastrointestinal.
É sempre aconselhável buscar informações com especialistas, que irão nos orientar sobre a quantidade ideal e melhores horários para consumir a bebida, de acordo com seus hábitos, constituição física e restrições.
Certamente, devemos aproveitar os benefícios do café em nosso favor, consumindo-o com moderação e usufruindo dos efeitos positivos desta bebida tão adorada em todo o mundo.