Cebola Roxa e Alho-Poró – Benefícios e Receita de Conserva Fácil
A cebola roxa e o alho-poró pertencem à família allium, assim como o alho, a cebola e cebolinha.
Elas possuem inúmeros benefícios para a saúde e podem fazer parte da sua dieta diária, a não ser que haja contra indicação ou alergia.
A combinação de cebola roxa e alho-poró, além de saudável, traz sabor e ajuda a proporcionar uma sensação de saciedade, sendo aliada na dieta e no controle alimentar.
Ela ajuda a temperar saladas e pode ser um excelente acompanhamento para seus pratos.
Veja os benefícios da cebola roxa e do alho-poró e uma receita de conserva que vai facilitar a preparação das refeições, sendo uma grande companheira no dia a dia.
Índice
Benefícios da cebola roxa
Originalmente, a cebola roxa era cultivada na Romênia, Itália e Estados Unidos. Hoje em dia, ela é facilmente encontrada em supermercados e feiras.
Além dos benefícios que a cebola comum proporciona, a cebola roxa contém a antocianina, um tipo de flavonoide que combate os radicais livres, pois possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Rica em antioxidantes, contém uma boa quantidade de manganês, vitamina B6, vitamina C, biotina, cobre e substâncias estimulantes do sistema imunológico.
A cebola roxa é muito saborosa e uma grande aliada na manutenção da boa saúde. Confira abaixo alguns dos seus benefícios.
PROPRIEDADES ANTIOXIDANTES E AUMENTO DA IMUNIDADE
A cebola roxa é rica em quercetina, um poderoso antioxidante com inúmeros benefícios à saúde. Ela também é rica em vitaminas A e C, bem como compostos de e enxofre. Esses componentes trabalham juntos para melhorar a capacidade do corpo de combater infecções e fortalecer o sistema imunológico.
PROMOVE UM SISTEMA DIGESTIVO SAUDÁVEL
Ótima fonte de fibras, importantes para um sistema digestivo saudável. As fibras auxiliam a digestão, ajudando a mover os alimentos através do trato digestivo. As cebolas roxas contêm prebióticos, que ajudam a alimentar as boas bactérias intestinais.
PROMOVE A SAÚDE DO CORAÇÃO
A cebola roxa é fonte de antioxidantes e de quercetina, proporcionando benefícios para a saúde do coração. Ela ajuda a controlar os níveis do colesterol ruim (LDL), reduzindo o risco de doenças cardíacas e derrames.
PROMOVE A SAÚDE DOS CABELOS
Devido à concentração de enxofre, a cebola roxa possui a capacidade de promover o crescimento dos cabelos, pois ajuda a melhorar a circulação sanguínea no couro cabeludo, estimulando o crescimento dos folículos capilares.
COMBATE A INFLAMAÇÃO
A cebola roxa possui benefícios anti-inflamatórios, devido à presença da quercetina, que pode ajudar a reduzir os sintomas de alergias.
REDUZ O AÇÚCAR NO SANGUE
A cebola roxa, alimento de baixo índice glicêmico, ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue sob controle, pois contém cromo, que é um mineral essencial para regular o açúcar no sangue e aumentar a sensibilidade à insulina.
PROMOVE A SAÚDE DOS OSSOS
A cebola roxa pode desempenhar um papel importante na prevenção da osteoporose.
TONIFICA A PELE
Os antioxidantes contidos na cebola roxa combatem os radicais livres, que contribuem para o envelhecimento precoce da pele.
Benefícios do alho-poró
O alho-poró, vegetal utilizado desde a época dos antigos egípcios, também é conhecido por vários outros nomes: poró, porro, alho porró, alho francês, alho-macho, porro-hortense ou porro-bravo.
Pertencente à família do alho e da cebola, o alho-poró pode ser consumido cru ou cozido, proporcionando sabor e aroma aos mais diversos pratos.
O alho-poró, além de ser saboroso, ganha pontos pelos nutrientes e benefícios que traz para a saúde. Confira abaixo alguns dos benefícios do alho-poró.
FONTE DE NUTRIENTES
O alho-poró, rico em vitaminas e minerais, é um alimento que possui propriedades antibacterianas naturais – rico em vitamina C, que reforça a imunidade, previne a anemia, melhora absorção de ferro, combate o envelhecimento da pele e fortalece os ossos.
Atua no sistema nervoso, cardiovascular e digestivo, pois contém vitaminas do complexo B.
Também é rico em vitamina A, que tem ação antioxidante e anti-inflamatória, além de auxiliar na manutenção do sistema imunológico, na renovação celular e na formação de colágeno.
Esse vegetal contém substâncias vitais para a saúde e manutenção do sistema cardiovascular, da estrutura óssea e dos músculos, tais como: ferro, potássio, magnésio, cobre, cálcio e manganês.
POSSUI ALTO TEOR DE FIBRAS E AUXILIA NO FUNCIONAMENTO INTESTINAL
O alho-poró, boa fonte de fibra solúvel, possui prebióticos, que contribuem para a saúde da flora intestinal, auxiliando no bom funcionamento intestinal e do sistema digestivo.
AÇÃO DIURÉTICA
Combate a retenção de líquidos e ajuda a eliminar toxinas e amenizar inchaços.
AUXILIA A PERDA DE PESO
O alho-poró possui poucas calorias – aproximadamente 31 calorias a cada 100 gramas.
Devido às fibras presentes na sua composição, proporciona uma sensação de saciedade por mais tempo, auxiliando no controle e manutenção do peso corporal.
É RICO EM ANTIOXIDANTES E COMBATE OS RADICAIS LIVRES
É ótima fonte de antioxidantes, tais como polifenóis, que possuem ação antioxidante e combatem os radicais livres, combatendo o envelhecimento precoce e as doenças crônicas.
AUXILIA NA SAÚDE DOS OLHOS
Ele contém betacaroteno, luteína e zeaxantina, substâncias que auxiliam na saúde da visão, protegendo o tecido ocular da oxidação e do envelhecimento.
POSSUI AÇÃO ANTI-INFLAMATÓRIA E REFORÇA A IMUNIDADE
O alho-poró contém várias substâncias que possuem ação anti-inflamatória, tais como a vitamina K1 e o kaempferol, que protegem contra infecções bacterianas, virais e fúngicas.
O betacaroteno também auxilia na função imunológica e comunicação celular.
AUXILIA NA REDUÇÃO DO COLESTEROL
Ótima fonte de alicina, substância que possui propriedades antimicrobianas e que reduzem o colesterol e por ser rico em fibras, o alho-poró auxilia na redução do colesterol ruim, conhecido como LDL.
DIMINUI OS NÍVEIS DE AÇÚCAR NO SANGUE E PROMOVE A FUNÇÃO CEREBRAL
Estudos demonstram que os compostos de enxofre nos alimentos da família dos alliums efetivamente reduzem os níveis de açúcar no sangue e protegem o cérebro das doenças relacionadas à idade.
Cebola roxa e alho-poró em conserva – como preparar
O alho-poró possui um sabor bem mais suave do que o alho comum, assim como a cebola roxa é menos ardida que a cebola comum, possuindo um leve sabor adocicado.
A preparação da conserva pode ser feita rapidamente e vale a pena deixar um vidro grande pronto – ou dois médios, para que dure por aproximadamente, duas semanas.
É uma conserva de curta validade. Recomenda-se o consumo em até duas semanas, no máximo.
INGREDIENTES
- 3 cebolas roxas médias
- 1 alho-poró grande
- 2 xícaras de água filtrada em temperatura ambiente
- 1 e meia xícara de vinagre de maçã/sidra
- 2 colheres de sopa rasas de açúcar branco
- 1 colher de chá de sal
MODO DE PREPARO
– Em uma tigela, misture muito bem, até dissolver, o vinagre, a água, o açúcar e o sal. Reserve.
– Lave bem o alho-poró em água corrente e descarte a parte de baixo, que contém as raízes, a parte mais verde escura assim como a película mais externa, caso necessário. Corte em rodelas finas ou, se preferir, corte o talo ao meio, no sentido do comprimento, e corte em meias rodelas finas.
– Lave bem as cebolas roxas em água corrente e descarte as extremidades. Descasque e corte em rodelas finas ou, se preferir, corte ao meio e corte em meias rodelas finas.
– Coloque as cebolas roxas e alho-poró picados em um recipiente grande de vidro, que possua tampa, bem limpo.
– Cubra toda a mistura com a solução de vinagre, água, açúcar e sal.
– Feche bem com a tampa e deixe descansar na geladeira por um dia.
– Conserve refrigerado e consuma em até duas semanas.
Quando for consumir a conserva, retirar as porções com um garfo limpo.
A conserva é perfeita para ser consumida em saladas ou para acompanhar qualquer refeição. São uma excelente opção de guarnição para sanduíches ou carnes em geral.
Faça somente a conserva de cebola roxa ou do alho-poró, separadamente, caso haja algum tipo de intolerância ou alergia a um ou outro ingrediente, ou simplesmente se não quiser misturá-los.
Aproveite essa delícia mas lembre-se que o consumo exagerado pode causar desconforto estomacal, azia ou gases, assim como sensação de inchaço.
Essa conserva pode também auxiliar no controle do peso e na sensação e saciedade, por causa das fibras que contém.