domingo, dezembro 22, 2024
Tecnologia

O que é Metaverso

O metaverso está atraindo cada vez mais adeptos ao redor do mundo. A previsão global de crescimento do mercado relacionado ao metaverso é de quase 40 por cento, entre 2022 e 2030.

Esse setor de tecnologia terá um rápido crescimento em 2023 e moldará o nosso futuro digital.

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Dos jogos à socialização, muitos estão explorando o mercado crescente e as infinitas possibilidades que o mundo virtual pode oferecer.

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O que é Metaverso – Image by rawpixel.com

O que é Metaverso

O metaverso é o espaço digital habilitado para 3D que usa realidade virtual (VR), realidade aumentada (AR) e outras tecnologias avançadas de internet e semicondutores, para permitir que as pessoas tenham experiências pessoais e de negócios realistas online.

Podemos caracterizar o metaverso como uma evolução da internet de hoje, algo em que estamos profundamente imersos.

Ele representa a convergência da tecnologia digital para combinar e ampliar o alcance e o uso de criptomoeda, inteligência artificial (IA), realidade aumentada (AR), realidade virtual (VR), computação espacial e muito mais.

O metaverso proporciona uma sensação de imersão com interatividade em tempo real e a sonhada possibilidade, no futuro, de milhares de pessoas interagirem simultaneamente nas plataformas e dispositivos que funcionam perfeitamente uns com os outros.

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A futurista Cathy Hackl diz que o metaverso não é sobre escapar da realidade, mas sim, adotá-lo e aumentá-lo com conteúdo e experiências virtuais que podem tornar o trabalho mais gratificante e nos fazer sentir mais conectados com entes queridos.

Para Brian Solis, da Salesforce, “o objetivo do metaverso é a comunidade e o valor de pertencer a esta comunidade. O papel que você pode desempenhar como usuário nesta comunidade, para que se sinta como uma parte interessada e não como um ‘usuário’.”

O que são AR, VR e MR?

A realidade aumentada (AR – Augmented Reality), usa a tecnologia para adicionar ou aumentar a visão da realidade de uma pessoa com uma imagem gerada por computador. Se você experimentou o Pokémon Go em seu smartphone ou algum aplicativo que colocaca móveis em espaços, experimentou o AR. O jogo permite que os jogadores capturem personagens com base em suas localizações reais em um mapa. É físico e virtual ao mesmo tempo.

Headsets de realidade aumentada avançados, juntamente com tecnologias novas e capacitadoras, como 5G, nuvem capaz de fornecer grandes volumes de dados, estão ajudando o metaverso a oferecer um nível de experiência digital virtual mais realista do que as plataformas de jogos online (considerados os precursores ​​do metaverso), onde as pessoas podiam criar avatares por meio dos quais podiam ter experiências virtuais semi realistas.

A realidade virtual (VR – Virtual Reality), por outro lado, não inclui um componente do mundo físico (além do aparelho ou outro equipamento, como capacete ou luvas com sensores).

No VR, os usuários entram em uma simulação gerada por computador, mas podem interagir com ela de uma forma que parece real. Você pode estar familiarizado com videogames que usam VR.

A realidade mista (MR Mixed Reality), é um termo que se refere a situações que combinam elementos de AR e VR. Com a realidade mista, você pode usar elementos do mundo real para interagir com um ambiente virtual.

Seria como estar em um jogo de realidade mista com um fone de ouvido, podendo, teoricamente, pegar um item de sua mesa e incorporá-lo ao jogo.

Em que consiste o metaverso?

O metaverso de hoje consiste em dez camadas, que se enquadram em quatro categorias, simplificadamente:

1 – Conteúdo e experiências

O conteúdo é desenvolvido por usuários, criadores e desenvolvedores, enriquecendo as experiências do metaverso.

Aplicativos vinculados  a casos de uso de metaverso específicos, como aprendizado ou eventos em mundos virtuais, onde grupos podem se reunir, interagir e criar.

2 – Plataformas

As plataformas facilitam o acesso e a descoberta de conteúdos, experiências e aplicativos.

São projetadas para criadores de experiências 3-D.

3 – Infraestrutura e hardware

As pessoas interagem com o metaverso por meio de dispositivos, sistemas operacionais e acessórios.

O metaverso é alimentado por uma infraestrutura subjacente, como computação em nuvem, semicondutores, redes e muitos outros.

4 – Facilitadores

Segurança, privacidade e governança são essenciais para que o metaverso funcione bem e de forma justa.

São as ferramentas e aplicativos que gerenciam a identidade digital e as ferramentas que permitem acessar a economia do metaverso por meio de pagamentos e monetização.

É importante ter em mente que a tecnologia para realizar plenamente o potencial do metaverso ainda não existe. Avanços serão necessários em infraestrutura de computação, infraestrutura de rede e hardware de interface.

Como as pessoas vivenciarão o metaverso?

A pandemia Covid-19 proporcionou um aumento na aceitação das interações virtuais. Por exemplo, o rapper Lil Nas X se apresentou na plataforma de jogos online Roblox durante esse período.

O metaverso é voltado para conectar os mundos físico e virtual por meio do comércio. Marcas ligadas à moda e ao varejo já estão lançando lojas, jogos e eventos digitais no metaverso.

O comércio está mudando à medida que entramos em espaços virtuais e experiências compartilhadas. De acordo com uma pesquisa da empresa McKinsey, cerca de 79% dos consumidores ativos no metaverso realizaram uma compra, principalmente para aprimorar sua experiência online.

O Marketing no metaverso

mais popular à medida que as empresas buscam atingir um público mais amplo no mundo virtual.

Em um ambiente totalmente imersivo, as empresas podem obter insights mais profundos sobre as tendências de consumo de seus clientes, acompanhando como eles reagem a diferentes produtos e serviços.

Com essas informações, eles podem aprimorar várias campanhas ou estratégias de marketing, criando melhores experiências virtuais de marca para seus clientes.

As possibilidades do marketing metaverso são infinitas – e algumas marcas já estão investindo nisso.

A Nikeland é um exemplo de loja metaversa, em que os visitantes podem experimentar seus tênis favoritos, além de jogar futebol ou basquete e sair com outros usuários.

Em agosto de 2022, a Nikeland atingiu a impressionante marca de 19,6 milhões de visitas.

Da mesma forma, a marca de moda italiana Benetton montou uma loja metaversa onde os usuários jogam para ganhar códigos QR que podem usar nas lojas físicas da marca.

Considerando todos estes aspectos, o marketing de suas ofertas no metaverso é uma ótima maneira de aumentar o conhecimento da marca e se envolver com seus clientes.

A ascensão do mundo corporativo no metaverso

A tecnologia de realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR) continuará avançando. As empresas já estão usando a tecnologia de metaverso como AR e VR para conduzir treinamentos e integração e essa tendência se acentuará, em 2023.

À medida que as equipes exploram novas maneiras de trabalhar remotamente, os ambientes de trabalho de colaboração do metaverso mais imersivos onde se pode conversar, debater e cocriar se tornarão mais populares.

O escritório metaverso permite atender clientes de todo o mundo, trabalhar com membros remotos da equipe e treinar e integrar novos funcionários sem as limitações de distância física. Isso reduziria muito o custo de fazer negócios e operações.

A empresa gigante de consultoria, Accenture, por exemplo, criou o “The Nth Floor”, um ambiente metaverso que se assemelha a escritórios do mundo real para oferecer aos funcionários e novos contratados a chance de realizar tarefas relacionadas a RH e trabalhar juntos virtualmente.

Fonte: https://www.mckinsey.com/featured-insights/mckinsey-explainers/what-is-the-metaverse

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