Noruega – O que você precisa saber antes de visitar
A Noruega sempre está entre as nações consideradas melhores para se viver ou visitar. Se você está pensando em passar as próximas férias nesse país que possui paisagens de tirar o fôlego, veja aqui o que precisa saber antes de viajar para lá.
Índice
A moeda corrente é o NOK (Coroa Norueguesa, Norwegian Krone, em inglês)
1 NOK equivale a, aproximadamente, 0,50 Reais.
É possível comprar NOKs antes de viajar. Procure uma casa de câmbio de sua confiança e leve ao menos um pouco da moeda corrente. Pode-se levar Euros ou Dólares, porém, você precisará trocar pela meda local ao chegar lá, pois a maioria dos estabelecimentos somente aceita o NOK.
O símbolo do NOK é kr e as notas que circulam são de 50, 100, 200, 500 e 1000 kr (essas de 1000 são mais raras). As moedas usadas são de 1, 5 10 e 20 kr.
Cartões de crédito são amplamente aceitos e muito práticos, mas lembre-se que usar seu cartão de crédito internacional acarreta num acréscimo de 6,38%. da taxa de IOF em cada transação.
Preciso saber falar norueguês?
A maioria dos noruegueses fala inglês, portanto, se você fala um pouco de inglês, conseguirá se virar bem em sua viagem.
Os noruegueses têm fama de serem educados e discretos. Caso precise de alguma ajuda ou informação, será auxiliado. Porém, como em qualquer lugar, mas sobretudo em um país diferente, devemos nos comportar com respeito e gentileza.
A Noruega não é um país pequeno
Planeje sua viagem tendo em mente que não se trata de um país minúsculo, como a maioria das pessoas acredita. A Noruega uma população de aproximadamente 5,2 milhões de pessoas espalhadas por território consideravelmente grande. As grandes metrópoles são Oslo, Bergen, Trondheim e Stavanger. Existem grandes diferenças entre a parte norte e a parte sul do país e até mesmo os dialetos falados possuem diferenças.
A parte sul é um pouco mais quente do que o resto do país e possui charmosas pequenas cidades, assim como grandes cidades, como Kristiansand, onde fica o maior restaurante subaquático do mundo, Under at Lindesnes e o parque de diversões Kristiansand zoo.
Na parte norte do país, encontramos as lindas paisagens árticas. A parte leste possui grandes áreas de florestas e é onde fica a capital do país, Oslo. O oeste é onde ficam os famosos fjords e a parte montanhosa.
A Noruega é um país seguro
Na Noruega, as chances de situações perigosas ocorrerem é mínima e até andar pelas ruas à noite é seguro. Até mesmo nas grandes cidades, o índice de crimes é baixíssimo. Contudo, em qualquer lugar no mundo, é sempre aconselhável ser cauteloso. Podem haver casos de furtos e batedores de carteiras, sobretudo nos períodos de alta temporada, quando a movimentação de pessoas é grande.
A Noruega é um país caro para se visitar
O custo de vida é alto na Noruega. Os noruegueses não possuem o hábito de saírem para fazer refeições em restaurantes. Além dos preços em geral serem mais altos, comparados com o resto da Europa, sobretudo, comer fora todos os dias poderá pesar em seu orçamento. É aconselhável fazer compras em supermercados ou lojas de conveniência e fazer as refeições em seu quarto.
Você poderá ver a aurora boreal
Esta é uma das atrações mais conhecidas da Noruega. É algo mágico vislumbrar as luzes verdes e púrpuras que formam uma dança nos céus.
A melhor época para apreciar a aurora boreal é entre outubro e abril, quando ela é mais intensa, principalmente na parte norte do país.
Áreas procuradas para assistir a aurora boreal são a região do Cabo Norte, Lofoten, Bodø and Tromsø.
O sol da meia noite
No verão, a parte do extremo norte da Noruega permanece 24 horas no escuro. Porém, durante o verão, o sol nunca se põe. Daí temos o famoso sol da meia noite, quando o sol fica presente durante as 24 horas do dia.