terça-feira, maio 14, 2024
Estudo e Emprego

Concurso Público – 5 dicas preciosas para sua aprovação

Buscar uma vaga em concurso público é, de fato, uma trajetória cheia de desafios.

A estabilidade, os benefícios e os bons salários são atrativos que seduzem muitas pessoas que almejam mudar de área ou ingressar no serviço público.

Publicidade

Sabemos que não existe uma fórmula mágica ou um passo a passo certeiro para conquistar a sonhada vaga num concurso público.

Entretanto, quando analisamos a trajetória dos aprovados em concursos públicos, podemos verificar alguns pontos em comum.

Publicidade

Vamos listar aqui, 5 dicas preciosas que irão ajudar na sua aprovação no sonhado concurso público.

Dicas para estudar para concurso – Foto de Foto de Unseen Studio na UnsplashUnsplash

Estudar para Concurso Público é um desafio

Ao se tomar a decisão de estudar para concurso público, é preciso estar ciente que o desafio que se apresenta vai exigir dedicação, planejamento e sacrifícios.

Cada indivíduo possui uma história de vida e está inserido numa realidade, com mais ou com menos facilidade financeira, apoio da família e tempo livre para dedicação aos estudos.

Apesar de tudo, existem exemplos de todo o tipo de aprovados que obtiveram sucesso em suas empreitadas.

Publicidade

Os desafios podem ser maiores ou menores, mas cada um faz sua história e o sucesso é a consequência do enfrentamento dos obstáculos que vão surgindo.

5 Dicas preciosas para sua aprovação num Concurso Público

Existem muitos fatores que vão ajudar no caminho da aprovação num concurso público.

Como já dissemos, não existe um segredo ou uma fórmula mágica. Evidentemente, estudar muito é imprescindível.

Contudo, existem, sim, várias dicas que os que passaram em concurso público declaram ser valiosas.

1 – Estude, sempre

Não deixe para começar a estudar apenas quando o edital do seu sonhado cargo for publicado.

A quantidade da matéria exigida dificilmente poderá ser totalmente compreendida e estudada após a publicação do edital.

A não ser que o candidato já tenha formação que tenha abrangido o conhecimento exigido, preparar-se com antecedência, baseando-se em editais anteriores do mesmo concurso ajudará a nortear e a cobrir, pelo menos em parte, o conteúdo exigido.

Da mesma forma, após qualquer reprovação, não pare de estudar. Pode ser desanimador não obter êxito após muita dedicação, mas tire alguns dias para espairecer e retorne aos estudos.

Deixar de estudar por períodos muito longos leva ao esquecimento e tende a fazer perder o precioso conhecimento adquirido.

2 – Esquematize o Edital do Concurso

O edital é o mapa em que focar. A partir da publicação do edital, ele vai nortear os estudos das próximas semanas.

Então, após a publicação do edital, separe todo o conteúdo da matéria exigida e coloque no papel de forma a facilitar a visualização.

Imprima ou desenhe um calendário dos dias disponíveis até a data da prova, com bastante espaço para poder fazer anotações.

Esquematize os tópicos e calcule quanto tempo se dedicará a cada item até o dia da prova e distribua no calendário o planejamento de estudos.

De acordo com o peso de cada matéria, nível de dificuldade e percentual que representa na prova, separe quantas horas por dia poderá se dedicar a cada uma delas, elaborando um cronograma de estudos.

3 – Elabore Cartões de Resumos, Tabelas, Esquemas Gráficos e Mnemônicos

O volume do material a ser estudado é grande e cada um possui sua forma de organizar os estudos.

Utilizar tabelas e esquemas gráficos ajuda muito a organizar as informações e a comparar dados.

Elabore cartões com palavras chaves e pontos importantes e faça revisões periódicas dos seus conteúdos.

Entender sempre é melhor que decorar, mas às vezes, para o grande volume de conhecimento que precisa ser coberto, se alguma forma de jogo de palavras ajudar a guardar uma informação, use-a.

Outra técnica interessante é utilizar-se dos Mnemônicos, que permitem a memorização de conceitos através das palavras, formando frases fáceis de decorar.

Fazer associações e rimas que ajudam a memorizar uma informação específica, utilizando-se de imagens, cores, sons, mesmo que pareçam bobos, não é tolice.

4 – Acompanhe fóruns de discussões sobre concursos públicos

Participar não quer dizer, necessariamente, escrever ou dar opiniões, mas sim, acompanhar fóruns nos momentos em se faz uma pausa nos estudos.

Existem fóruns específicos de concursos públicos que são conceituados e sérios. Eles são uma ótima forma de manter-se informado, obter dicas e esclarecer dúvidas.

O mundo concurseiro, no geral, costuma ser muito solidário e a maioria dos colegas se ajuda e compartilha informações, tais como opiniões sobre materiais, professores e cursos.

5 – Resolva muitas questões e provas de concursos anteriores

Utilize-se de sites que disponibilizam questões das matérias que está estudando e pratique a resoluções de questões, sempre.

Testar seus conhecimentos ajuda a verificar se o conhecimento está sendo assimilado e a praticar para o dia da prova.

Verifique a banca organizadora dos últimos concursos do cargo almejado e caso o edital não tenha sido publicado, pratique, preferencialmente, as questões dessa banca específica.

É muito importante analisar e aprender com os erros que cometer nas questões que treinar. Assinale-os e revise-os, periodicamente. Marque, rabisque, anote. Isso ajudará a assimilar e verificar os pontos fracos do conhecimento de uma matéria específica.

Mas atenção, verifique sempre se as questões estão atualizadas, pois a legislação da matéria pode ter sofrido alterações. Estudar com material desatualizado é um erro que pode ser muito prejudicial na sua caminhada.

Não desanime, nunca

Sabe-se bem que é grande a quantidade de candidatos por vaga, em cada edital de concurso que é publicado.

Os cargos atraem cada vez mais candidatos e estudar para passar em concurso público mostra-se desafiador.

Entretanto, ao escolher esse caminho, é importante não só salientar a realidade da concorrência, mas focar no próprio desempenho e evolução.

O lema do concurseiro é estudar até passar. E passar no primeiro concurso público prestado é mais a exceção do que a regra.

Então, o mais importante é aproveitar o conhecimento adquirido e continuar construindo e aumentando seu desempenho e performance na prova.

Com certeza, a vitória e a conquista que alcançará trarão uma sensação inigualável de realização pessoal e de que tudo valeu a pena!

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *